VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 15, n. 05, Outubro 2007.


Comissão do Senado discute monitoramento por satélite de áreas destinadas à agroenergia

O Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, esteve em Brasília no dia 11 de setembro para participar de reunião técnica com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Na reunião, presidida pelo Senador Aloizio Mercadante, foi discutido o monitoramento por satélite das áreas agrícolas voltadas para a agroenergia, que deverá ser desenvolvido pela Unidade. O sistema vai permitir visualizar, planejar e prever a produção de cana-de-açúcar, mamona, dendê e outras culturas com potencial para gerar combustíveis.

Os Senadores destacaram a importância de ter um sistema de monitoramento por satélites como instrumento para acompanhar a agricultura brasileira, que é muito dinâmica e diversificada. O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite foi convidado pelo CAE para falar sobre projetos em monitoramento por satélite da agricultura desenvolvidos pela Unidade, que atualmente já trabalha em um projeto para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de gestão territorial da infra-estrutura da agroenergia no país.

Durante o encontro, Miranda apresentou aos senadores ainda trabalhos realizados pela Embrapa Monitoramento por Satélite que analisam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia. Senadores presentes à reunião destacaram o papel da Embrapa para o fortalecimento da agricultura nacional e pediram, durante o debate, que o governo federal canalize mais recursos para o setor de pesquisas da empresa.


Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda
e
o Senador Aloizio Mercadante (PT-SP)

Reunião discutiu o monitoramento por satélite para gestão das
áreas agrícolas voltadas para a agroenergia