VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 15, n. 06, Novembro 2007.


Técnicos do BNDES visitam a Embrapa

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 3 de dezembro, a visita de técnicos do Departamento de Biocombustíveis do BNDES, interessados em conhecer os serviços que a Embrapa oferece para o acompanhamento da formações de canaviais, preservação de reservas legais e áreas de preservação permanente. A visita teve como objetivo identificar interesses e capacidades em comum para um possível convênio de cooperação entre as duas instituições.
Técnicos do Departamento de Biocombustíveis do BNDES e
pesquisadores da Embrapa

Pregão Eletrônico


A Área Administrativa da Embrapa Monitoramento por Satélite concluiu o processo de licitação para aquisição de móveis gerais de escritório para a nova sede da Unidade. O contrato com a empresa vencedora, selecionada através de pregão eletrônico, foi assinado no dia 4 de dezembro. As futuras instalações da Embrapa Monitoramento por Satélite estão em fase final de conclusão. A área, um terreno de 20 mil m2, foi cedida pelo Exército Brasileiro através de um protocolo de intenções assinado com a Embrapa.


Unidade participa de workshop no INPE


O analista da Embrapa Monitoramento por Satélite, Osvaldo Tadatomo Oshiro, participou de workshop em sensoriamento remoto, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. O "GEOSS Americas/Caribbean Remote Sensing Workshop – Transforming Data into Products" aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, em Cachoeira Paulista (SP). Além dos fundamentos do sensoriamento remoto, o curso abordou o uso do software Hydra para análise de dados do sensor Modis, dos satélites Terra e Aqua, e dados do satélite GOES-10.


Seminário "Meio Ambiente Sustentável - Água"


O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, foi o palestrante convidado para a abertura do seminário "Meio Ambiente Sustentável - Água", realizado no dia 29 de novembro, em Vitória (ES). Miranda apresentou o painel "A Água na vida e na natureza: fator de desenvolvimento humano, espiritual, social e econômico", seguido de mesa-redonda e debates.


Gestão do Conhecimento


O pesquisador Ivo Pierozzi Jr. recebeu a visita de Job Lúcio Gomes Vieira, membro do Secretaria de Gestão e Estratégia (Embrapa Sede), nos dias 27 e 28 de novembro, para discutir o andamento do projeto que visa propor um modelo de Gestão do Conhecimento para a Embrapa. O projeto, que é dividido em quatro etapas, ainda está na fase de diagnóstico da atual situação da Gestão do Conhecimento na empresa. As etapas seguintes serão as de construção de um modelo adequado para a Embrapa, elaboração de uma política que vise à Gestão do Conhecimento na empresa e, por último, a implementação de planos de ação, esta última coordenada pelo pesquisador Ivo Pierozzi Jr. A visita de Vieira à Unidade teve como objetivo principal a discussão sobre as tecnologias de informação que poderão ser usadas para apoiar o desenvolvimento do projeto e que já têm sido exploradas na articulação da Gestão do Conhecimento na Embrapa Monitoramento por Satélite.Também participam da equipe, representantes de outros departamentos da empresa, além da Unidade Embrapa Cerrados.
Ivo Pierozzi, da Embrapa Monitoramento por Satélite, e
Job Lúcio Gomes Vieira, da Scretaria de Gestão e Estratégia da Embrapa


Ouvidoria de Campinas

A Ouvidoria Geral do Município de Campinas promoveu, no dia 27 de novembro, treinamento para a equipe de trabalho. O evento aconteceu no auditório da Embrapa Monitoramento por Satélite. O Chefe Adjunto da Área de Comunicação e Negócios da Unidade, José Roberto Miranda, é membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria.
Equipe da Ouvidoria foi recebida pelo Chefe Geral da Unidade


Embrapa Monitoramento por Satélite lança
website e encerra palestras do Embrapa & Escola totalizando 2 mil estudantes atendidos


A Embrapa Monitoramento por Satélite encerrou no final de outubro a série de palestras do programa Embrapa & Escola de 2007. Em três meses, foram cerca de 2 mil estudantes de 49 municípios da região de Campinas, recebidos diariamente pelos pesquisadores da Unidade. Neste ano, a Embrapa Monitoramento por Satélite estabeleceu uma parceria com o programa “EPTV na Escola”, da Emissoras Pioneiras de Televisão, filiada da Rede Globo em Campinas (SP). Com o início da parceria, em agosto, a Unidade passou a oferecer palestras diárias sobre o tema Aquecimento Global e Mudanças Ambientais Globais para os estudantes participantes. A iniciativa rendeu outros frutos e a Embrapa Monitoramento por Satélite lançou um website sobre o tema. Todo o processo de pesquisa e preparação para o atendimento aos estudantes e a própria troca diária de experiências com eles contribuiu para esta idéia. Os estudantes que participaram do projeto EPTV na Escola, e foram recebidos na Embrapa, foram selecionados através de um concurso de redação entre alunos das 8ª séries das cidades de cobertura geográfica da EPTV. O tema da redação, em 2007, foi "Aquecimento Global: e eu com isso?". Participaram estudantes de escolas da rede municipal, estadual, particular e do SESI. Os 35 alunos classificados de cada cidade ganharam um dia de passeio em Campinas com direito a uma visita à EPTV, uma visita à Embrapa Monitoramento por Satélite e o passeio a um shopping da cidade, além de prêmios para os dez melhores trabalhos.


Embrapa recebe visita anual da ADESG

Membros da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Representação de Campinas visitaram a Embrapa Monitoramento por Satélite, no dia 14 de novembro. Durante a visita, puderam conhecer melhor alguns trabalhos desenvolvidos pela Unidade, como o Sistema de Monitoramento de Fronteiras.


O Chefe da Área de Comunicação da Embrapa, José Roberto Miranda,
recebeu os membros da Adesg em nova visita


Carlos Alberto de Carvalho, analista da Embrapa, apresentou
o Sistema de Monitoramento de Fronteiras


Embrapa Monitoramento por Satélite participa da I ExpoJaguariúna

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou da I Expojaguariúna, realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna, SP. O representante da Unidade no evento foi o técnico José Paulo Franzin, que apresentou ao público o trabalho de “Caracterização do Uso das Terras e da Agricultura Município de Jaguariúna – SP” e também o sistema de informações de gestão ambiental estratégica desenvolvido para a cidade de Campinas, denominado “Subsídios para Elaboração e Implantação da Agenda 21 do Município de Campinas – SP”. Além da Embrapa Monitoramento por Satélite, outras duas Unidades (Meio Ambiente e Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas) expuseram suas tecnologias. A Expojaguariúna foi realizada pela Prefeitura Municipal de Jaguariúna e contou com a participação de mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos segmentos. 

Visitantes puderam conhecer trabalhos realizados pela Embrapa em Campinas e Jaguariúna


Chefe do Centro Tecnológico do Exército participa de reunião na Embrapa

No dia 05 de outubro, o General de Brigada Alessio Ribeiro Souto, Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), sediado no Rio de Janeiro (RJ), esteve em visita à Embrapa Monitoramento por Satélite. Os militares participaram de uma reunião técnica com o Chefe-Geral da Unidade, Evaristo de Miranda, e com o Chefe-Adjunto da ACN, José Roberto Miranda.



Grupo inglês entrevista pesquisadores da Unidade sobre Mudanças Globais e Agroenergia

O Chefe-Adjunto de PD&I, Alexandre Camargo Coutinho, e o pesquisador Aryeverton Fortes de Oliveira, receberam, no dia 04 de outubro, uma equipe da Energy Policy Climate, agência reguladora da Inglaterra, para uma reunião técnica. Os visitantes vieram à Embrapa Monitoramento por Satélite para entrevistar os pesquisadores sobre o posicionamento do Brasil nas questões de Mudanças Globais e Agroenergia. O grupo de cientistas ingleses vem conversando com diferentes especialistas na tentativa de identificar as tendências e analisar os comportamentos que o Brasil tem assumido frente a essas questões.



Pesquisadores da Embrapa Agroenergia visitam a Unidade


No dia 28 de setembro, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu as visitas do Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Machado Durães, e do Chefe de P&D, Esdras Sundfeld. Os visitantes foram recebidos pelo Chefe-Geral da Unidade, Evaristo de Miranda, e em seguida participaram de uma reunião técnica com o Chefe-Adjunto de PD&I, Alexandre Camargo Coutinho, o pesquisador Aryeverton Fortes de Oliveira e o analista de sistemas, Carlos Alberto de Carvalho. Os visitantes puderam conhecer pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite, em especial os trabalhos de Gestão Territorial da Agroenergia. A reunião teve como objetivo a troca de informações visando trabalhos em conjunto. Em seguida os visitantes foram visitar as obras da nova sede da Unidade.

Evaristo de Miranda e os chefes de P&D e Geral da Embrapa
Agroenergia
, Esdras Sundfeld e Frederico Machado Durães