VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 15, n. 06, Novembro 2007.

Embrapa lança website sobre sustentabilidade agrícola e biodiversidade faunística

A Embrapa Monitoramento por Satélite disponibilizou em novembro, na Internet, website com um estudo sobre biodiversidade e sustentabilidade ambiental dos agroecossistemas. O website "Sustentabilidade agrícola e biodiversidade faunística: o caso do cultivo orgânico de cana-de-açúcar" apresenta os resultados do projeto desenvolvido ao longo de vários anos em um sistema agrícola de cana-de-açúcar, voltado para produção açucareira e agroenergética, localizado em Sertãozinho (SP). O endereço do website é: http://www.biodiversidade.cnpm.embrapa.br .

As propriedades estudadas adotaram o sistema de produção orgânico associado ao manejo agroecológico. Já foram catalogadas 287 espécies de vertebrados selvagens na área de estudo, que é de cerca de 8 mil hectares. Entre as espécies de anfíbios (26), répteis (17), aves (205) e mamíferos (39) detectados, os pesquisadores foram surpreendidos pela presença de pelo menos 30 espécies sob ameaça de extinção no Estado de São Paulo.

O pesquisador da Embrapa, e coordenador do projeto, José Roberto Miranda, explica que, além de obter resultados sobre a biodiversidade faunística, o estudo visa desenvolver métodos e critérios científicos para estudos faunísticos em território delimitado. "Ao definir um itinerário para estruturar protocolos de procedimentos cartográficos, amostrais e de tratamento numérico dos dados são produzidos resultados e informações objetivas. Esse paradigma metodológico é passível de emprego em outros tipos de agroecossistemas", completa Miranda.

A equipe de pesquisadores do projeto vem documentando a dinâmica espacial e temporal do uso e gestão territorial nas áreas do estudo, com base em imagens do satélite, além de realizar sistematicamente o inventário e monitoramento dos povoamentos e populações faunísticas. O website apresenta análises do uso e cobertura das terras estudadas, o levantamento das espécies de anfíbios, aves, mamíferos e répteis, além de um glossário e de publicações disponíveis para download. Para o pesquisador José Roberto Miranda, dentre os indicadores biológicos, a fauna selvagem têm oferecido excelentes resultados, seja através da riqueza em espécies ou por índices de biodiversidade. "Esse é um critério objetivo e capaz de medir o grau de interação entre os povoamentos animais e o conjunto dos recursos oferecidos nas propriedades agrícolas", completa.