Ano 17 - nº 07
Julho/Agosto 2009
Embrapa Monitoramento por Satélite

Professores da rede municipal vão colaborar com projeto da Embrapa para elaboração de um Atlas Ambiental Escolar de Campinas

A Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu em Campinas (SP), no dia 2 de setembro, o primeiro workshop do Projeto GeoAtlas - Geotecnologias como apoio à elaboração de material didático para o ensino fundamental. Visando a elaboração de um Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas, o Projeto GeoAtlas vai atuar de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisadores e professores da rede municipal. O workshop, fechado para convidados, reuniu um público de cerca de 80 participantes, entre professores da rede de ensino de Campinas, representantes da Embrapa, da Prefeitura Municipal e especialistas da área de educação, geografia e geociências da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Federal Fluminense e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com duração até 2012, ao longo do projeto os professores que lecionam de 5ª à 8ª séries participarão de cursos e oficinas de capacitação sobre o uso das geotecnologias como ferramentas aplicadas ao ensino fundamental. O foco é trabalhar os dados sobre as atividades agropecuárias e suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade na região.

Quatro escolas municipais de ensino fundamental de Campinas foram convidadas a participar, além dos integrantes dos grupos de formação em ciências, geografia e história que já atuam no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Professor Milton de Almeida Santos - CEFORTEPE. Para a coordenadora do projeto e pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite, Cristina Criscuolo, a aproximação entre os centros de pesquisa locais e os educadores pode contribuir para levar o resultado das pesquisas para a sala de aula. “Mais do que isso, podemos fornecer bases para transformar a escola num ambiente capaz também de produzir conhecimentos e não apenas reproduzi-lo”, completa.

O interesse do projeto em difundir e valorizar as atividades agropecuárias se deve pelo fato dos habitantes de grandes cidades, como Campinas, muitas vezes crescerem sem notar a importância que elas desempenham em suas vidas, considerando que o setor agropecuário não se resume apenas ao campo e a um produto em si, mas a toda uma cadeia produtiva.

Geotecnologias na escola

Geotecnologias são ferramentas de apoio à pesquisa, baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais, para produção de informação com referência espacial, como mapas, gráficos, tabelas, entre outros. A pesquisadora Cristina Criscuolo lembra que as geotecnologias, como o sensoriamento remoto e as imagens de satélite, têm potencialidades ainda não muito exploradas em sala de aula. “Elas podem contribuir na produção de materiais didáticos personalizados, capazes de tornar as aulas mais atraentes e produtivas, inserindo a visão espacial do ambiente”, explica.

A idéia do projeto é fomentar a observação e a análise a partir de uma escala local, abordando temas relacionados ao bairro, ao município ou a região mais próxima onde o adolescente estuda ou habita, despertando o interesse no conhecimento de seu ambiente. Criscuolo ressalta que são justamente as informações de caráter local e regional que, em geral, não estão presentes no conteúdo dos livros didáticos utilizados nas escolas. “Essa visão é fundamental na formação do indivíduo e do cidadão, pois é no seu espaço mais próximo que as relações mundiais se materializam e podem ser compreendidas e transformadas”.

Em breve, o Projeto GeoAtlas lançará na internet o website que funcionará para integração dos participantes do projeto e será um dos principais canais de comunicação da equipe. Ele servirá não só para divulgação do projeto, mas como uma ferramenta interativa de trabalho do grupo. Por enquanto, quem tiver interesse em conhecer mais sobre o projeto pode enviar mensagens para o Serviço de Atendimento ao Cidadão: http://www.cnpm.embrapa.br/fale/sac.php .



Foco será trabalhar dados agropecuários


Evento reuniu cerca de 80 participantes

 

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