Ano 18 - nº 02
Março/Abril de 2010
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa realiza I Convenção da Rede de Agricultura de Precisão

A rede de pesquisa em Agricultura de Precisão da Embrapa, que envolve a participação de 19 centros de pesquisa da Empresa, realizou em abril a I Convenção da Rede Agricultura de Precisão. O evento ocorreu em São Pedro, SP, entre os dias 12 e 16. Além de promover a integração dos participantes da rede e ajustar procedimentos e metodologias, a Convenção investiu na desmistificação da agricultura de precisão, então relacionada somente ao uso de alta tecnologia e empregada somente em grandes propriedades rurais. Segundo os organizadores do evento, os fundamentos da técnica podem ser aplicados no dia a dia de pequenas propriedades, por exemplo na organização e controle das atividades, dos gastos e da produtividade.

Durante os cinco dias de evento, especialistas discutiram, entre outros assuntos, o conceito e os resultados, no Brasil e no mundo, da aplicação da agricultura de precisão, as oportunidades de pesquisa, o uso de ferramentas, a construção de mapas, o emprego da técnica em culturas anuais e em culturas perenes. Dois pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite participaram do evento, especialmente ministrando cursos técnicos. A pesquisadora Célia Regina Grego conduziu o módulo Geoestatística, do curso de Atualização em Agricultura de Precisão, e Adriano Rolim da Paz, o módulo Introdução a Sistemas de Informação Geográfica.

A Rede de Agricultura de Precisão II, que é liderada pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, envolve 214 pesquisadores da Embrapa e de universidades, institutos e empresas parceiras. Com foco no desafio de aumentar a produção da agricultura atual em resposta à demanda da crescente população, a proposta é trabalhar para definir o manejo adequado da variabilidade espacial e temporal de produção de várias culturas; viabilizar o uso de sensores para intervenção no sistema de produção no decurso do ciclo das culturas; estabelecer um sistema de gerenciamento econômico e ambiental e ampliar a transferência de tecnologias em agricultura de precisão. A rede abrange 15 campos experimentais, em várias regiões do país, cobrindo culturas anuais, semi perenes e perenes, como milho, soja, eucalipto, pastagem, cana-de-açúcar, uva e laranja, entre outras.



Pesquisadores da Unidade participaram do evento ministrando cursos técnicos

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.