Ano 19 - nº 01
Janeiro/Fevereiro 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Pesquisador participa de treinamento do projeto DevCoCast na Holanda

O pesquisador Fabio Torresan participou de um treinamento avançado do projeto DevCoCast - GEONETCast for and by Developing Countries (Aplicações do GEONETCast para e por Países em Desenvolvimento, na tradução para oportuguês), realizado em Enschede, Holanda, entre os dias 7 e 18 de fevereiro. O treinamento contou com a participação de 15 integrantes de países europeus, africanos, além de participantes do Brasil, Argentina e México. Financiado pela União Européia, o treinamento foi realizado na Universidade de Twente. O projeto DevCoCast visa distribuir gratuitamente uma série de produtos de observação da Terra para países em desenvolvimento, através da instalação de uma antena de recepção de baixo custo. Torresan esclarece que o objetivo do treinamento era repassar as possíveis aplicações destes dados de sensoriamento remoto. “De nada adianta somente receber os dados; eles precisam ser repassados para a sociedade e para os tomadores de decisão”, afirma. Uma estação de recepção de dados deverá ser instalada na Embrapa Monitoramento por Satélite em breve no âmbito do projeto. Segundo Fabio Torresan, o objetivo é distribuir os dados recebidos entre as Unidades da Embrapa, num primeiro momento, e depois disponibilizá-los ao público geral.

 

» Workshop trata de projetos ligados à certificação agropecuária e sensoriamento remoto

A Embrapa Monitoramento por Satélite, em conjunto com a Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Instrumentação, realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro o Workshop Boas Práticas Agropecuárias. Liderado por Édson Bolfe, Mateus Batistella e Luiz Eduardo Vicente, o evento foi realizado em localidades diversas, como Campinas, Jaguariúna e São Carlos. O objetivo do evento foi avaliar o estado da arte e possíveis interações entre os projetos “Boas Práticas Agropecuárias” (BPA) e “Sistema de Geodecisão da Bovinocultura de Corte” (GeoRastro), fortalecendo ações de pesquisa em parcerias nas áreas de sensoriamento remoto e certificação. A programação contou com apresentações de projeto da Embrapa Gado de Corte em parceria com a Universidade Humboldt, da Alemanha, com aplicações de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) & Sensoriamento Remoto, apresentação do Programa BPA & Certificação e do Projeto GeoRastro, além de reuniões técnicas entre os coordenadores dos projetos.

Encontro envolveu diferentes unidades da Embrapa e abrangeu as Boas Práticas Agropecuárias - Foto: Embrapa

 

»Unidade integra grupo de discussão sobre ferramentas de gestão e planejamento agrícola

A gestão e o planejamento agrícola com base no território foi o tema da reunião técnica de pesquisadores da Embrapa com o Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Derli Dossa, e com o Assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR), Arnaldo Carneiro Filho. O evento, ocorrido no dia 4 de fevereiro, teve a participação de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Informática Agropecuária. Durante a reunião, o Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Derli Dossa, realizou uma breve exposição sobre os desafios da agricultura traçados até 2050. Considerando as geotecnologias disponíveis e o potencial de geração de novas informações geoespaciais, um grupo constituído por representantes das unidades da Embrapa devem preparar uma nota técnica sobre o assunto.

Evento técnico reuniu representantes do Ministério da Agricultura e SAE/PR - Foto: Embrapa

 

» Equipe de paraquedistas treina para recorde em área da Embrapa e da 11ª Brigada

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições que apoiou a realização, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, de um treinamento para paraquedistas. Cerca de 100 pessoas participaram do treino que teve como objetivo a preparação para a quebra de recorde brasileiro e sul-americano de maior formação em queda-livre. O evento foi organizado pelo paraquedista Ricardo Pettená, da escola de Azul do Vento, responsável por definir a formação que será realizada pelos saltadores. Além da Embrapa, o evento contou com o apoio da 11ª Brigada de Infantaria Leve, Circulo Militar, 2ª Cia de Comunicação e Prefeitura Municipal de Campinas, entre outros. A tentativa de quebra de recorde leva o nome de projeto 100-way. São 100 paraquedistas, organizadores e outros atletas reservas que participarão da equipe Brazilian Dream Team. A previsão é de que a tentativa ocorra na semana de 15 a 22 de abril de 2011, no Arizona, Estados Unidos. Além do recorde, outro objetivo da equipe é elevar o nome do Brasil ao lugar mais alto do paraquedismo na América do Sul e, futuramente, no mundo.

Embrapa foi uma das instituições que apoiou a realização do evento em Campinas - Foto: Embrapa

» Projeto Pró-Savanas realiza reunião em Brasília

O Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe, esteve em Brasília, DF, no dia 20 de janeiro, para participar de uma reunião do grupo de trabalho do projeto Pró-Savanas. Entre os objetivos do projeto está a melhoria da capacidade de pesquisa e de transferência de tecnologia para o desenvolvimento da agricultura no Corredor de Nacala, Moçambique. Formado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e outras dez unidades da Embrapa, o grupo de trabalho será responsável por elaborar os projetos técnicos, prevendo o desenvolvimento e a disponibilização de tecnologias e a utilização dos recursos naturais da região do Corredor de Nacala, a serem implementados pela Embrapa em conjunto com as partes japonesa e moçambicana, parceiras no projeto. O papel da Embrapa Monitoramento por Satélite no grupo é atuar principalmente no levantamento, na consolidação e na homogeneização dos dados existentes sobre as características dos solos, da cobertura vegetal e do relevo da região, subsidiando a realização de estudos macrorregionais, regionais e locais orientados para a caracterização de recursos naturais e o zoneamento agroecológico.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.