Ano 19 - nº 02
Março 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Pesquisador participa de eventos na SMA e passa a integrar Comissão de Arborização de Campinas

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo realizou, no início desta semana, dois eventos que contaram com a presença do pesquisador Ivan Alvarez representando a Embrapa Monitoramento por Satélite. No dia 28 de março, foi realizado evento de encerramento do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares (PRMC), e no dia 29, o seminário “Pagamento por Serviços Ambientais: Iniciativas no Brasil”. Ivan Alvarez participou, ainda no dia 29, de reunião da Comissão Técnica Consultiva de Arborização de Campinas, na qual atua como representante da Embrapa. O pesquisador foi eleito vice-coordenador da Comissão, que foi instituída em fevereiro deste ano. A Comissão tem por objetivo assessorar o órgão responsável sobre plantio e manutenção de árvores em Campinas para evitar podas radicais de árvores.

 

» Embrapa e Universidade de Humboldt discutem parceria em projeto de gestão de sistemas agrícolas sustentáveis

O pesquisador Luiz Eduardo Vicente esteve em Campo Grande (MS), entre os dias 21 e 25 de março, para participar do evento “Sustentagri”, realizado pela Embrapa Gado de Corte, que discutiu o uso de sensores para gestão de sistemas agrícolas sustentáveis. O evento foi criado para possibilitar uma aproximação entre a Embrapa e a Humboldt-Universität zu Berlin (HUBerlin), que desenvolvem tecnologias e produtos complementares, e visam trabalhar em conjunto para a implementação de sistemas agrícolas sustentáveis nos trópicos. Na ocasião, os participantes apresentaram seus principais projetos e identificaram pontos de convergência. Luiz Eduardo Vicente apresentou estudo intitulado “Land cover and biomass evaluation through satellite imagery”, que fez parte de uma proposta colaborativa bilateral entre a Embrapa e a Universidade de Humboldt, envolvendo desenvolvimento e utilização em demandas de agricultura de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).

 

»Grupo reúne-se para discutir monitoramento das Unidades de Referência em Agroecologia de SP

Pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite e da Embrapa Meio Ambiente realizaram, no dia 23 de março, uma reunião da Rede de Agroecologia para discutir o monitoramento das unidades de referência em agroecologia no Estado de São Paulo. O encontro serviu para avaliar alternativas de registro e monitoramento de indicadores de sustentabilidade aplicáveis às unidades de referência. Segundo o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, João Mangabeira, que participou do encontro junto com Carlos Quartaroli, um dos planos é estruturar um projeto visando o monitoramento, por sensoriamento remoto, destas unidades de referência.

 

» Workshop discute metodologias de uso do MODIS na análise das mudanças de uso e cobertura da terra

Nos dias 17 e 18 de março, o pesquisador Daniel Victória e o analista Gustavo Bayma participaram do 1º Workshop “Séries temporais do sensor MODIS na análise das mudanças de uso e cobertura da terra”, realizado através de uma parceria entre a ESALQ/USP e o Inpe, em Piracicaba (SP). O evento foi organizado pelos professores Gerd Sparovek, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, e Bernardo Rudorff, do Inpe, com o objetivo de apresentar e discutir as metodologias de uso de séries temporais MODIS no mapeamento de grandes áreas no Brasil.

 

» Unidade marca presença no lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico CTI-Tec

O lançamento da Pedra Fundamental do Parque Tecnológico CTI-Tec, realizado no dia 17 de março no campus do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas, contou com a presença de várias autoridades do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), empresários, pesquisadores e representantes de instituições de pesquisa de Campinas e região. O chefe-geral, Mateus Batistella, representou a Embrapa Monitoramento por Satélite no evento ao lado do vice-prefeito de Campinas Demétrio Vilagra, do diretor do CTI, Jacobus Swart, além de diretores de instituições de pesquisa, secretários municipais, entre outros. O complexo, financiado pela Finep, terá 5 mil m2 e receberá um investimento de mais de R$ 15 milhões. A construção do Parque Tecnológico tem por objetivo viabilizar a sinergia entre empresas, indústrias e entidades de pesquisa que atuem em setores tecnológicos de ponta a realizarem trabalhos em parceria com o CTI.

 

» Nova estrutura vai fortalecer atuação em pesquisas geoespaciais para agricultura

A Embrapa publicou em 7 de março, em seu Boletim de Comunicações Administrativas, o novo Regimento Interno da Embrapa Monitoramento por Satélite - instrumento corporativo que fixa a estrutura organizacional da Unidade. Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a gestão territorial e a sustentabilidade da agricultura é a missão da Unidade, que vem ampliando suas ações, por meio da contratação de novos profissionais, atendendo ao Estado e à sociedade brasileira. Todas as 46 unidades descentralizadas da Embrapa no país investiram esforços, desde o ano passado, para a formulação de seus regimentos internos. Entre outras reformulações, a Embrapa Monitoramento por Satélite passa a contar agora com um Grupo de Pesquisas e Inovações Geoespaciais, regimentalmente criado, congregando pesquisadores e analistas. Entre as atribuições do grupo, estão a elaboração e articulação de projetos, a indicação de tendências e de problemas estratégicos, a prestação de serviços em conformidade com a missão da Unidade e a estruturação de um repositório de dados geoespaciais e de metadados relacionados aos projetos de P&D, Transferência de Tecnologia e a demandas externas.

 

» Pesquisadores participam da Oficina de Monitoramento de Projetos de Restauração da Mata Atlântica

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições participantes do encontro organizado pelo movimento Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, encerrado no dia 2 de março, em Campinas (SP). O evento reuniu representantes técnicos de empresas, governos, sociedade civil e comunidade científica para construir e validar um protocolo padrão de monitoramento de projetos de restauração com o objetivo de melhorar a qualidade, quantidade e eficiência das estratégias e ações de restauração florestal na Mata Atlântica. Os pesquisadores Fábio Torresan, Ivan Alvarez e Luciana Spinelli, além dos chefes Mateus Batistella e Édson Bolfe, participaram das discussões sobre aspectos geoespaciais da metodologia, da execução e do gerenciamento de informações. Lançado em 2009, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um esforço inédito para restaurar este importante bioma do planeta. Com diversas instituições comprometidas, como ONGs, iniciativa privada e poder público, o Pacto tem como meta a restauração florestal de 15 milhões de hectares até o ano de 2050.

 

» Professores de Campinas participam de capacitação em geotecnologias aplicadas à educação

Professores do ensino fundamental da rede municipal de Campinas (SP) participaram, nos dias 1º e 2 de março, de um curso prático em geotecnologias aplicadas à educação. O curso, promovido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, através do projeto GeoAtlas, ofereceu aos professores uma imersão no software de geoprocessamento Spring, um Sistema de Informações Geográficas desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de uso gratuito. O objetivo foi capacitar os professores no uso de ferramentas como o sensoriamento remoto e imagens de satélite, possibilitando aulas mais criativas e contribuindo para despertar o maior interesse dos alunos. O curso foi ministrado pela pesquisadora do Inpe Teresa Gallotti Florenzano. O projeto GeoAtlas - Geotecnologias como Apoio à Elaboração de Material Didático para o Ensino Fundamental prevê a produção de um Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas, em formatos de livro e website, com foco nos dados sobre as atividades agropecuárias e suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade. Iniciado em 2009 e com previsão de conclusão em 2012, o projeto atua de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisadores e professores de 5ª à 8ª séries.

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.