Ano 19 - nº 03
Abril 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

»Aberta votação para o Prêmio MundoGEO#Connect

Está aberta a segunda fase da votação do Prêmio MundoGEO#Connect, no qual a Embrapa Monitoramento por Satélite concorre na categoria Instituição de Ensino e/ou Pesquisa de Maior Destaque. A votação final vai eleger os vencedores do prêmio promovido pelo Grupo MundoGEO. A premiação será durante o evento MundoGEO#Connect, o maior do setor de geotecnologias na América Latina, no dia 15 de junho. Para votar, acesse: http://mundogeoconnect.com/premio/votacao-na-segunda-fase/

 

»Unidade recebe homenagem da 11ª Brigada de Infantaria Leve

O Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, foi homenageado com o Diploma de Amigo da 11ª Brigada de Infantaria Leve. A entrega do Diploma ocorreu no dia 29 de abril, em Campinas (SP), por ocasião do 68º aniversário da corporação. Batistella recebeu o diploma das mãos do comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General Carlos Maurício Barroso Sarmento. Outras cinco personalidades de destaque também foram agraciadas na ocasião. O Diploma foi criado com o intuito de promover a integração da brigada com o segmento civil da sociedade e externar o reconhecimento pela amizade e pela colaboração prestada à instituição.

Chefe-Geral da Embrapa, Mateus Batistella, e o Gen. Bda. Carlos Maurício Barroso Sarmento - Foto: Embrapa

 

» Embrapa marca presença no III Seminário sobre Conservação de Solo e Proteção de Recursos Ambientais

Representantes da Embrapa Monitoramento por Satélite participaram do III Seminário sobre Conservação de Solo e Proteção de Recursos Ambientais, nos dias 14 e 15 de abril. Organizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o evento contou com a participação de especialistas da área ministrando mini-cursos de diversos temas, entre eles o de "Elementos de geoprocessamento para a conservação do solo”, que abordou o uso do software livre "ILWIS" em análises espaciais voltadas para a conservação do solo.

 

»A dinâmica espacial das áreas agrícolas foi tema de palestra no “Espaço Aberto para a Ciência”

O mapeamento e acompanhamento da dinâmica espacial das áreas agrícolas no Brasil foi o tema apresentado pelo engenheiro agrícola Jansle Vieira Rocha durante o ciclo de palestras “Espaço Aberto para a Ciência”, dia 14 de abril. O evento é promovido todo mês pela Embrapa Monitoramento por Satélite, com convidados externos e internos. Jansle Vieira Rocha é PhD em Sensoriamento Remoto pela Cranfield University (Inglaterra) e professor na área de geotecnologias na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Unicamp. Ele coordenou o Projeto GeoSafras junto à Conab e já atuou no Joint Research Centre (JRC) da Comissão Européia. Durante a palestra, apresentou alguns métodos de mapeamento e monitoramento utilizados no Brasil e em outros países.

 

» Reunião com instituição da Noruega discute parceria em projetos na área de florestas

A representante do Instituto de Florestas e Paisagens da Noruega, Mariela Covault Tyrihjell, esteve na Embrapa Monitoramento por Satélite no dia 8 de abril, acompanhada do professor Ranulfo Paiva Sobrinho, do Instituto de Economia da Unicamp, e de Jaênes Miranda Alves, professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia. Eles estiveram reunidos com o supervisor da área de pesquisa da Unidade, Daniel Victoria, e com o pesquisador Sergio Tôsto, para discutir possibilidades de parceria em projetos internacionais ligados à área de florestas e estimativa de biomassa. Mariela Tyrihjell falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição norueguesa e conheceu os projetos da Embrapa.

 

» Pesquisador participa de trabalhos do Projeto Matas Ciliares

O pesquisador Ivan Alvarez acompanhou, entre os dias 6 e 8 de abril, a instalação de unidade de referência de restauração florestal às margens do rio São Francisco, em Sobradinho e Petrolina (PE), no âmbito do Projeto Matas Ciliares. Ivan Alvarez é líder de plano de ação que visa recuperar a mata ciliar degradada de uma área de oito municípios da região de Petrolina. Na ocasião, Ivan esteve reunido também com equipe da Embrapa Semi-Árido e da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com quem foram discutidas novas ações de pesquisa para monitoramento da recuperação de áreas degradadas no bioma Caatinga.

 

» Evento aborda soluções para as mudanças climáticas

O pesquisador Carlos César Ronquim participou, entre os dias 5 e 7 de abril, da IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais, que teve como tema "O Plano Brasileiro para um Futuro Sustentável". O evento, realizado em São Paulo (SP), foi organizado conjuntamente pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Rede Clima, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Mudanças Climáticas e Academia Brasileira de Ciências. O objetivo foi contribuir com o aprimoramento do Plano Brasileiro de Mudanças Climáticas, reunindo todos os atores envolvidos com a questão na busca de entendimento e estabelecimento de sinergias e parcerias. Na conferência, foram analisados os seguintes setores: Negociações Internacionais, Cenários Climáticos, Conservação da Biodiversidade, Agricultura e Segurança Alimentar, Energias Renováveis, Segurança Hídrica, Vulnerabilidade das Áreas Costeiras e Vulnerabilidade das Áreas Urbanas. Carlos César Ronquim apresentou o trabalho intitulado “Dinâmica do carbono aprisionado na fitomassa dos agrossistemas”.

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.