Ano 19 - nº 03
Abril 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa Monitoramento por Satélite participa de missão da região de Campinas à França

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições que integraram a missão da região de Campinas à França, encerrada em 16 de abril. Cerca de 20 empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa, além de representantes da Prefeitura de Campinas, participaram de visitas, reuniões e rodadas de negócio na região de Paris e de Montpellier. O objetivo da missão foi identificar possibilidades de trabalhos, acordos de cooperação tecnológicos e parcerias em conjunto com empresas e instituições de pesquisa francesas.

O Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, atuou na missão como principal interlocutor para a área de pesquisa em agricultura. Na região de Montpellier, a comitiva visitou a Fundação Agrópolis, o Labex Europa (Laboratório Virtual da Embrapa localizado em Montpellier) e a Maison de la Télédétection, centro de sensoriamento remoto que reúne instituições de pesquisa em agricultura e meio ambiente, como o CIRAD e Cemagref, parceiros da Embrapa Monitoramento por Satélite em projetos de pesquisa. Durante os encontros, pelo menos cinco empresas francesas procuraram a Unidade da Embrapa. Ainda em Montpellier, a Comunidade de Aglomeração da região, a Prefeitura de Campinas, o CPqD, a Embrapa Monitoramento por Satélite e o parque tecnológico de Campinas, Ciatec, assinaram um compromisso de aproximação das empresas de base tecnológica e os arranjos empresariais das duas regiões, visando estabelecer oportunidades de parcerias.

A “Missão da Região de Campinas à França” foi organizada pela Embaixada da França no Brasil, através do Consulado Geral da França em São Paulo e da Agência Francesa para Investimentos Internacionais, e Prefeitura de Campinas. O foco foram os segmentos de biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação e comunicação e agricultura. A idéia era também apresentar Campinas, com suas empresas de base tecnológica, como importante pólo de investimento.

Cerca de 20 empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa participaram da missão - Foto: Embrapa
Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, e o Cônsul Honorário da França em Campinas, José Luiz Guazelli - Foto: Embrapa

 

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.