Ano 19 - nº 04
Maio 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Geotecnologias para a agropecuária e internacionalização são destaques nos 22 anos da Embrapa Monitoramento por Satélite

A Embrapa Monitoramento por Satélite acaba de completar 22 anos, no dia 31 de maio, inaugurando uma nova fase de evolução e fortalecimento estratégico. A Unidade investiu na atração e retenção de profissionais, resultando na elevação do número de projetos de pesquisa, produção científica e parcerias nacionais e internacionais. Um seminário interno, com a apresentação da carteira de projetos, o relatório de atividades e a produção técnico-científica de 2010, marcou as comemorações pelo aniversário.

Em menos de dois anos, a Embrapa Monitoramento por Satélite teve um aumento de mais de 30% no quadro de empregados. Só a área de Pesquisa & Desenvolvimento, que concentra os profissionais de geotecnologias, ampliou em 35% seu quadro de pesquisadores e em 46% de analistas. O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, explica que o principal reflexo está no aumento significativo no número de projetos de pesquisa, publicações, participações em eventos técnico-científicos e parcerias nacionais e internacionais. “Importantes projetos para a agricultura, floresta e ambiente foram aprovados em 2010, representando um aumento de 100%”, ressalta.

Dentre os temas abrangidos atualmente pela carteira de projetos, destacam-se a identificação e o monitoramento de processos de degradação de pastagens por meio de geotecnologias, emissão de gases de efeito estufa pela agropecuária, análise de sustentabilidade hídrica por meio de modelagem hidrológica e sensores orbitais e o desenvolvimento de um sistema de geodecisão para a bovinocultura, entre outros.

O apoio à internacionalização da Embrapa é outra atividade que foi intensificada com a atuação em missões internacionais e em projetos com governos e instituições estrangeiras, como projetos de apoio à Moçambique, além da participação no programa de cooperação internacional da Embrapa denominado Labex Invertido, que vai permitir a vinda para a Unidade do cientista do Serviço Florestal Americano (US Forest Service), Michael Keller.

Saiba mais em:

Seminário com apresentação da carteira de projetos marcou as comemorações pelo aniversário
Participação da Unidade em projetos da Embrapa voltados para Moçambique foi um dos destaques
Carteira de projetos destaca a utilização das geotecnologias para a agropecuária
Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, durante abertura do seminário
Evento promoveu a integração na equipe e a divulgação dos resultados de 2010

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.