Ano 19 - nº 05
Junho 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa participa de evento sobre novidades e tendências da área de geotecnologia

As aplicações da geotecnologia no âmbito da agropecuária foram algumas das contribuições que a equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite levou para a programação do evento MundoGEO#Connect, realizado entre os dias 14 e 16 de junho, em São Paulo (SP). Além do apoio institucional ao evento, representantes da Unidade marcaram presença em seminários, cursos e eventos paralelos, como a mesa redonda “O futuro do Agronegócio e a Geotecnologia”, que discutiu a integração de ferramentas e soluções de geotecnologia com Agro BI (Agribusiness Intelligence).

No dia 14, o pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Luis Bolfe, participou do seminário “Bases de Dados Geoespaciais”, abordando as diferentes formas de coleta e atualização de dados visando a qualidade das informações e enfatizando a importância nos processos de tomada de decisão no âmbito da agropecuária. “Essas bases dão subsídio à pesquisa sobre mapeamentos de uso e cobertura das terras, avaliações de impactos ambientais e melhoria de processos produtivos”, ressaltou.

Bolfe deu ênfase nos processos de coleta, integração e compartilhamento de bases de dados e apresentou o WebGIS de Moçambique, lançado no final abril, como exemplo de integração de bases de dados multifontes. O WebGIS é resultado da participação da Embrapa Monitoramento por Satélite em programas internacionais na África e serve como um sistema para gestão dos recursos naturais que vai subsidiar o mapeamento das potencialidades de Moçambique para produção agrícola e pecuária. O tema despertou o interesse do público presente, como representantes de instituições e empresas como o BNDES e a Vale, especialmente o aspecto da integração de bases de dados.

Outro seminário, realizado no dia 15, também teve como destaque a participação de representantes da Embrapa Monitoramento por Satélite. Com o tema “Imagens de satélite e aéreas”, apresentou as características de cada tipo de imagem e suas aplicações, procurando mostrar como esta tecnologia pode ampliar os resultados em empresas privadas, instituições públicas e organizações não-governamentais. O analista da área de geoprocessamento da Embrapa Monitoramento por Satélite Wilson Holler foi o mediador do seminário, que teve ainda a participação do pesquisador Luiz Eduardo Vicente e do também analista Paulo Martinho na sessão inicial. Eles abordaram as características das imagens obtidas por sensores ópticos, radar ou laser, a bordo de veículos orbitais ou aerotransportados. Além disso, apresentaram uma análise sobre os futuros lançamentos na área de sensoriamento remoto.

Embrapa participou de seminários, cursos e mesas redondas no evento MundoGEO#Connect
Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições que apoiaram o evento

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.