Ano 19 - nº 05
Junho 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

FAO e Embrapa Monitoramento por Satélite realizam workshop sobre mudanças de uso e cobertura florestal

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi sede, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, do workshop organizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para validação de dados sobre mudanças no uso e cobertura florestal do Brasil. A iniciativa faz parte do programa da FAO para monitorar a dinâmica das florestas no mundo (FRA 2010) e desde 2007 vem utilizando dados de sensoriamento remoto para os levantamentos em escala global. O programa trabalhou na caracterização dos usos da terra e agora os especialistas da Embrapa Monitoramento por Satélite fazem a revisão e validação dos dados relacionados ao Brasil.

O estudo, baseado em dados de satélite, envolve o levantamento da cobertura florestal do planeta e as alterações ocorridas no período compreendido entre 1990 e 2005. Para o coordenador do workshop, o especialista da FAO Erik Lindquist, o objetivo é obter dados consistentes das alterações de uso e cobertura florestal e quais as principais causas dessas mudanças. Os resultados devem subsidiar a elaboração de políticas públicas e tomadas de decisão relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e produção de alimentos, entre outras ações.

A partir de uma grade de aproximadamente 700 pontos aplicada ao território brasileiro, os especialistas da Embrapa trabalham na classificação de áreas acima de 5 hectares quanto ao uso, seja florestal, agrícola ou outros usos. Os dados gerados vão ajudar a compreender quanto de cobertura florestal foi transformada, onde ocorreram e os processos relacionados a essas mudanças. Em 2009, a Embrapa Monitoramento por Satélite já havia participado de outra iniciativa relacionada ao programa, colaborando com a validação dos dados sobre a cobertura florestal. "Colaborar com um projeto como esse, em escala global, é bastante relevante para a atuação da Unidade", ressalta o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Luis Bolfe.

Segundo Lindquist, dezenas de workshops semelhantes já aconteceram ou estão programados com colaboradores de outras regiões do planeta, já que é fundamental a experiência local na interpretação das imagens de satélite. Com a consolidação dos dados, a expectativa é de que sejam geradas estatísticas da cobertura florestal em escala continental e global, publicados até o final de 2011 em relatório da FAO. O trabalho tem parceria com o Joint Research Centre (JRC), da União Européia, South Dakota State University (EUA) e Université Catholique du Louvain (Bélgica).

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) concentra os esforços dos 191 países membros, mais a Comunidade Européia, em ações voltadas para a segurança alimentar e nutrição. Em eleição realizada no último dia 26 de junho, a instituição elegeu o brasileiro José Graziano da Silva como diretor-geral para o período de 2012 a 2015. Ele será o primeiro latino-americano a presidir a instituição encarregada de combater a fome no mundo.

Coordenador do workshop realizado na Embrapa, o especialista da FAO Erik Lindquist
Especialistas da Embrapa Monitoramento por Satélite fazem a revisão e validação dos dados uso das terras

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.