Ano 19 - nº 05
Junho 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Rede de Pesquisa Amazônia Sustentável reúne cientistas em Campinas

Cientistas envolvidos em projetos da Embrapa e do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) estiveram reunidos na Embrapa Monitoramento por Satélite entre os dias 8 e 10 de junho. Eles participaram do workshop sobre sustentabilidade na Amazônia, que faz parte da Rede de Pesquisa Amazônia Sustentável, reunindo especialistas de diversas instituições brasileiras e internacionais. O evento foi organizado pela Embrapa Amazônia Oriental, Museu Paraense Emílio Goeldi, Cambridge University e Lancaster University.

Intitulado “Land-use change and human-environment relationships in eastern Amazônia”, o workshop compartilhou informações dos estudos desenvolvidos sobre o uso da terra e sistemas de gestão e manejo no Pará. Nos dois primeiros dias do evento, o grupo debateu metodologias empregadas, trabalhos de coleta de dados e experiências em campo. Para o último dia, a meta foi avaliar e definir cenários de desenvolvimento rural e dos mercados e sistemas de pagamento para serviços ambientais relevantes para a Amazônia Oriental, em particular para as regiões de Santarém e Paragominas. Também foram discutidas possibilidades de cooperação e colaboração entre os grupos de pesquisa.

A Rede de Pesquisa Amazônia Sustentável é uma iniciativa que engloba o projeto Agroambiente, coordenado pela pesquisadora Joice Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental, com participação da Embrapa Monitoramento por Satélite, e subprojetos do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenados pelos pesquisadores da University of Cambridge e Lancaster University, Toby Gardner e Jos Barlow, além da coordenadora do INCT, Ima Célia Guimarães Vieira.

Entre as instituições participantes dos eventos estavam: Museu Goeldi, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Monitoramento por Satélite, Cambridge University, Lancaster University, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade de Campinas (Unicamp), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade de Lavras, Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), The Nature Conservancy, London School Economics and Political Science, Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento (CIRAD), Banco Itaú, Center for International Forestry Research (CIFOR), Conservation Strategy Fund, Michigan State University, Stanford University e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR).

Após Campinas, a rede de pesquisa promoveu outro workshop (Plano de trabalho para análise dos dados relativos aos estoques de carbono e conservação dos solos) em Piracicaba (SP), nos dias 13 e 14 de junho.

Workshop compartilhou informações de estudos sobre o uso da terra e sistemas de gestão e manejo no Pará
Pesquisadora Joice Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental, coordena o projeto Agroambiente

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.