Ano 19 - nº 06
Julho 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Delegação do Cemagref, centro de pesquisa francês, visita a Embrapa

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 11 de julho, a visita do diretor geral do centro francês de pesquisa aplicada na área de engenharia, agricultura e meio ambiente, o Cemagref, Roger Genet e comitiva. O grupo esteve antes em Manaus (AM), Brasília (DF) e São Paulo (SP) visitando instituições de pesquisa, universidades e fundações de amparo à pesquisa. A vinda ao país teve como objetivo conhecer os parceiros brasileiros e prospectar possibilidades de colaboração.

Cemagref e Embrapa Monitoramento por Satélite já possuem trabalhos em parceria. A Unidade liderou as atividades da Embrapa no projeto Gestão Operacional e Protótipo de Geodecisão para Rastrear a Produção Agropecuária (OTAG, na sigla em inglês), financiado pela União Européia e coordenado pelo centro francês. O OTAG desenvolveu um protótipo para georastreabilidade, voltado para a cadeia de carne bovina. Já o projeto GeoRastro, aprovado pela Embrapa Monitoramento por Satélite no ano passado também com parceria do Cemagref, busca, num segundo momento, aperfeiçoar o sistema de geodecisão para a gestão da produção de bovinos, melhorando os dispositivos eletrônicos utilizados e incorporando um número maior de informações de manejo e sanidade.

“A partir dessa visita foi possível definirmos áreas focais para a continuidade da cooperação de longo prazo, baseadas em projetos com interesse mútuo e no intercâmbio de pesquisadores do Cemagref e da Embrapa Monitormanento por Satélite”, explica o chefe-geral da Unidade, Mateus Batistella. Além da georastreabilidade e dos sistemas de informação, fizeram parte dos temas de interesse da comitiva do Cemagref no Brasil o monitoramento de florestas e da agricultura, aplicações do sensoriamento remoto e satélites, indicadores para a agricultura e meio ambiente e agricultura de precisão.

Antes de passar por Campinas, o grupo esteve em Brasília para reuniões na Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa, na Universidade de Brasília (UnB) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Estado de São Paulo, a agenda da comitiva do Cemagref incluiu ainda visitas às Unidades Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Meio Ambiente, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), à Universidade de São Paulo (USP) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Além do diretor geral do Cemagref, Roger Genet, integraram a comitiva o diretor científico, Pierrick Givone, o diretor de negócios, Gérard Chuzel, o responsável pelo centro de sensoriamento remoto em Montpellier (Maison de La Télédétection), Pascal Kosuth, o diretor de relações internacionais, Denis Despréaux, e a relações internacionais, Névine Kocher.

Diretor geral do centro francês de pesquisa, Roger Genet, durante reunião na Embrapa
Cemagref e Embrapa Monitoramento por Satélite já tem trabalhos em parceria, como OTAG e GeoRastro
Chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella
Vinda ao país teve como objetivo conhecer os parceiros brasileiros e prospectar possibilidades de colaboração

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.