Ano 19 - nº 06
Julho 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa apresenta trabalho e realiza encontro com instituições francesas em evento internacional

A quantificação e espacialização do carbono existente na biomassa de sistemas agroflorestais foi o tema do trabalho apresentado durante a 25ª Conferência Internacional de Cartografia pelo chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe. O evento foi realizado em Paris, França, entre os dias 03 e 08 de julho. A apresentação abordou a região de Tomé-Açu (PA), onde foram utilizadas imagens de satélite e aplicadas técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas para obtenção dos resultados.

A Conferência Internacional de Cartografia é um evento coordenado pela Associação Internacional de Cartografia, sendo considerado o maior do setor na área de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de conhecimento. Nesta edição, teve a participação de mais de 2 mil inscritos de 51 países e em torno de 700 trabalhos técnico-científicos apresentados nas áreas de cartografia e geomática. Além de apresentar o trabalho, Bolfe reuniu-se com técnicos de instituições francesas envolvidas na área de geotecnologias, como o Institut Géographique National (IGN) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD).

Fundado em 1940, o IGN é responsável pela produção e manutenção da base geográfica da França e possui diversos laboratórios de aquisição, produção, distribuição e aplicações de informações geográficas. “Dentre os trabalhos e ações do IGN, despertou um interesse especial a metodologia do projeto Forest Landscapes, que mapeou as florestas da França gerando um inventário florestal nacional”, explica o pesquisador.

O IRD, outro instituto francês, já possui diversos convênios e cooperações técnico-científicas com o Brasil na área de desenvolvimento. O interesse particular, durante os encontros, foi verificar as ações relacionadas ao Laboratório de Cartografia Aplicada, nas áreas de sistemas de observação da Terra, e o acesso aos dados espaciais para temáticas vinculadas ao desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e agricultura. “Um destaque foi o projeto Phyto-afri, que disponibiliza informações da vegetação da África na forma de WebGIS”. Bolfe ressalta ainda que o Phyto-afri pode ser relacionado com o sistema recentemente lançado WebGIS-Moçambique, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite no âmbito da Cooperação Brasil-África.

O trabalho apresentado na 25ª Conferência Internacional de Cartografia, intitulado “Carbon Mapping of Agroforestry Systems in the Brazilian Amazon Through Satellite Images”, tem co-autoria do pesquisador Mateus Batistella e foi publicado como trabalho técnico-científico nos anais do evento.

Pesquisador Édson Bolfe e técnicos do Institut Géographique National (IGN)

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.