Ano 19 - nº 07
Agosto 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Inteligência Geoespacial na Gestão da Agricultura é tema de palestra em Congresso

O pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe, participou, em Curitiba (PR), do I Congresso Brasileiro de Geointeligências. O evento, ocorrido de 21 a 24 de agosto, foi realizado em conjunto com o XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, III Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e a XXIV Exposicarta. Promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, o evento contou com palestras de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), entre outras. Bolfe apresentou palestra sobre “Inteligência Geoespacial na Gestão da Agricultura”. Universidades e empresas ligadas ao setor de observação da terra também acompanharam o evento.

 

» Unidade marca presença no Latin America Geospatial Forum 2011

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das co-patrocinadoras do simpósio “Agriculture and Environment Management”, que integrou a programação do Latin America Geospatial Forum 2011, realizado no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 17 e 19 de agosto. O evento abordou os temas informação, tecnologia e aplicação geospacial voltados aos mais diversos públicos: governo, empresas, universidades, pesquisadores e estudantes. O fórum buscou incluir o “conhecimento geoespacial” no centro da agenda econômica brasileira visando aprimorar o desenvolvimento e o fortalecimento da indústria geoespacial na América Latina. O simpósio contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, que apresentou palestra sobre geotecnologias aplicadas em agricultura e meio ambiente. Representantes de outras instituições, como Embrapa Solos, Ibama, Conab, Instituto Geológico, entre outros, também apresentaram palestras no simpósio, que tratou da relação entre agricultura sustentável e gestão ambiental, destacando as melhorias na produção agrícola com base nas tecnologias geoespaciais.

 

» Pesquisador participa de evento sobre bioenergia

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Carlos Cesar Ronquim, participou da 1ª Conferencia Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia (BBEST), realizada em Campos do Jordão (SP), entre os dias 15 e 18 de agosto. Ronquim apresentou os trabalhos “Carbon dynamics in agrosystems fitomass” e “Brazilian savanna (Cerrado) area could be an important continental sink to CO2”. Participaram do evento pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir avanços científicos e tecnológicos, negócios e políticas para ampliar a produção de biocombustíveis.

 

»Embrapa Américas discute zoneamento agropecuário com o governo do Panamá

O Ministério do Desenvolvimento Agropecuário do Panamá (MIDA) e a Embrapa Américas, escritório da Empresa com sede no país, realizaram uma série de reuniões em agosto para discussão de projetos de cooperação técnica visando apoiar o fortalecimento da área de zoneamento agropecuário. O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Daniel Victoria participou dos encontros, que teve entre os objetivos avaliar o andamento e o desenvolvimento do PRONAZA, o Programa Nacional de Zoneamento Agro-Ecológico do MIDA.

 

»Unidade apresenta trabalhos no Congresso Brasileiro de Ciências do Solo

Trabalhos realizados pela Embrapa Monitoramento por Satélite foram apresentados no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, realizado em Uberlândia (MG), entre os dias 31 de julho e 5 de agosto. As pesquisadoras Célia Regina Grego e Sandra Furlan Nogueira representaram a Unidade no evento. O trabalho “Estimativa do estoque de carbono em sistemas de produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo”, realizado por Sandra Nogueira em co-autoria com Célia Grego, Carlos Quartaroli, Ricardo Andrade, Carlos Ronquim e Wilson Holler foi apresentado em sessão oral. Outros trabalhos, apresentados no formato pôster, foram “Estimativa do estoque de carbono em sistemas de produção de soja na região norte mato-grossense”; “Estoque de carbono no solo e produtividade da cana-de-açúcar analisados quanto à variabilidade espacial”; “Fertilidade do solo de pastagens com brachiaria sob diferentes níveis de degradação em Guararapes (SP)” e “Reuso de efluentes nos estoques de carbono e nitrogênio no solo e na produtividade da cana-de-açúcar”.

 

»Sistemas agroflorestais foram tema de curso voltado a extensionistas rurais

Pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite ministraram aulas no curso “Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: Especificidades e Práticas”, promovido pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri/Unicamp) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Além da Embrapa e da Unicamp, o curso contou com a participação de professores de outras instituições, como a Unesp, a PUC-Campinas e o Instituto de Permacultura da Bahia. O pesquisador da Embrapa Édson Bolfe ministrou aulas sobre três diferentes temas: “Princípios de Ecologia e Sustentabilidade Florestal”; “Abrangência, características e histórico de uso da terra dos biomas brasileiros” e “Classificação dos tipos de sistemas agroflorestais”. Já o pesquisador João Alfredo de Carvalho Mangabeira apresentou aula sobre “Princípios sócio-econômicos dos sistemas agroflorestais”. O curso, realizado entre os dias 18 e 29 de julho, teve como público-alvo técnicos de extensão rural de diferentes regiões do Brasil. O objetivo foi disseminar a implantação e manejo de sistemas agroflorestais voltado para grupos de agricultores familiares.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.