Ano 19 - nº 07
Agosto 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Projeto que visa a geração de índices de qualidade do solo promove reunião técnica para analisar primeiros resultados

Pesquisadores envolvidos no projeto Qualisolo estiveram reunidos no dia 29 de agosto para análise dos primeiros resultados do estudo, que visa a geração de índices físicos, químicos e biológicos de qualidade de solos considerando a distribuição espacial. A reunião técnica, realizada na Embrapa Monitoramento por Satélite, teve como objetivo definir a metodologia para o cálculo dos índices de qualidade do solo, a partir de dados químicos e físicos extraídos de áreas amostradas pelo projeto.

A qualidade do solo pode ser mensurada através do uso de indicadores, que são atributos que medem ou refletem o estado ambiental ou a condição de sustentabilidade. Mais do que conhecer cada atributo, o projeto pretende analisar a sua distribuição espacial e obter um quadro mais atualizado e realístico da qualidade do solo. Três áreas de estudo com diferentes sistemas de cultivo, localizadas na região de Campinas, são contempladas pelo projeto: soja, cana-de-açúcar e pastagem. De acordo com a líder do projeto, a pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite Célia Grego, a análise espacial e o cálculo dos índices de qualidade englobando todos os dados obtidos poderão auxiliar tanto na otimização quanto na indicação do manejo adequado do solo para torná-lo mais produtivo não só no momento imediato, mas também a longo prazo.

Esta semana, o grupo envolvido no projeto trabalhou na padronização dos dados revelados pelos laboratórios responsáveis pelas análises das amostras de campo. Célia Grego explica que após essa etapa será aplicada análise multivariada para auxiliar na indicação de pesos aos atributos do solo. “Os pesos serão úteis para o cálculo dos índices de qualidade do solo que por sua vez serão correlacionados com a produção dos sistemas agropecuários estudados - soja, cana e pasto”, completa. A variabilidade espacial, fundamental para o projeto, está sendo estudada com uso da ferramenta de análise geoestatística, que permitirá identificar a existência de dependência espacial dos dados e dos índices de qualidade do solo.

A reunião técnica contou com a participação das pesquisadoras da Embrapa Cristina Rodrigues e Sandra Furlan Nogueira e ainda do pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gustavo Valladares. Além da Embrapa Monitoramento por Satélite e da UFC, o projeto Qualisolo tem a participação de especialistas da Embrapa Solos, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), do Instituto de Zootecnia (IZ), das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de São Carlos (UFSCar).

Mais informações sobre o projeto Qualisolo: www.cnpm.embrapa.br/projetos/qualisolo/.

Projeto vai analisar a distribuição espacial de cada atributo para um quadro realístico da qualidade do solo

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.