Ano 19 - nº 07
Agosto 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Técnico do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique passa por capacitação na área de geotecnologias

Desde julho, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebe a visita do geógrafo do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Orlando Jalane. A vinda ao Brasil, onde Jalane passará por capacitação na área de geotecnologias, foi articulada no âmbito do Programa de Apoio à Plataforma de Inovação Tecnológica de Moçambique, uma cooperação tripartite, envolvendo o Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o país africano.

O foco do Programa é o fortalecimento do IIAM e a cooperação na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, de forma a contribuir para a autossuficiência na produção de alimentos em Moçambique. As atividades da Embrapa são coordenadas pela Secretaria de Relações Internacionais e conta ainda com a atuação da Embrapa Cerrados e Embrapa Solos. A Embrapa Monitoramento por Satélite é responsável pelas ações envolvendo informações geoespaciais para a gestão dos recursos naturais e para o desenvolvimento agrícola do país. A realização de programas de capacitação para os profissionais de Moçambique também estão previstas, como ocorre agora.

Orlando Jalane, que atua no Departamento de Geoprocessamento da Direcção de Agronomia e Recursos Naturais (DARN) do IIAM, ficará na Embrapa Monitoramento por Satélite por dois meses, onde passará por capacitação em geoprocessamento, sistema GPS, sensoriamento remoto, desenvolvimento de WebGIS, entre outros temas, além de colaborar diretamente com o projeto. Para o pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Édson Bolfe, a vinda do técnico do IIAM tem grande significado técnico para o projeto e é muito relevante para a aproximação entre as equipes brasileiras e maçambicanas, permitindo a troca de experiências e conhecimentos.

A participação da Unidade em iniciativas de apoio a Moçambique, que inclui também o Programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique (ProSavana), resultou no lançamento, em abril, do sistema de gestão para desenvolvimento agrícola (WebGIS Moçambique) e no livro “Paralelos - Corredor de Nacala”, dando destaque à região de savana, localizada entre os paralelos 13°S e 17°S, mesma posição geográfica onde ocorre o Cerrado brasileiro.

Vinda do técnico Orlando Jalane ao Brasil faz parte do projeto Embrapa-Moçambique

 

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.