Ano 19 - nº 08
Setembro 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa apresenta produtos desenvolvidos dentro do projeto DevCoCast em evento na Bélgica

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou, nos dias 12 e 13 de setembro, do evento DevCoCast Final Meetting, realizado em Antuérpia, na Bélgica. Desde julho, a Unidade vem recebendo uma grande diversidade de informações geoespaciais fornecidas por diversos provedores em todo o planeta graças à instalação, no âmbito do projeto DevCoCast, de uma estação de recepção de dados de satélite. O pesquisador Luiz Eduardo Vicente, apresentou os resultados e as perspectivas futuras da atuação da Embrapa no projeto, destacando três produtos já desenvolvidos que envolvem temas como avaliação da cobertura vegetal, monitoramento da intensificação da agricultura e aplicação de algoritmo de classificação para imagens de áreas de cana-de-açúcar.

Coordenado pela Comunidade Européia, o projeto DevCoCast é um sistema de difusão de informações ambientais que permite a distribuição de dados de satélites, produtos e serviços do Programa GEOSS (Global Earth Observation Systems of System). O projeto visa distribuir gratuitamente uma série de produtos de observação da Terra para países em desenvolvimento através da instalação de estações de baixo custo para recepção de dados de satélite. O objetivo do evento foi fazer um balanço das atividades de cada país participante do projeto, além da discussão sobre desdobramentos futuros.

Vicente apresentou três produtos desenvolvidos pela Embrapa. O primeiro deles, “Avaliação da cobertura vegetal na escala do Estado de São Paulo: uma ferramenta para auxiliar no processo de tomada de decisão”, desenvolvido pelo pesquisador Fabio Torresan, refere-se a aplicações de imagens SPOT Vegetation a partir de um software específico desenvolvido pela Faculty of Geo-Information Science and Earth Observation (ITC), da Universidade de Twente. Outro produto desenvolvido foi o “Cropland Masks for Large Areas in Brazil”, coordenado por Daniel Victoria, que vinha trabalhando neste produto com base no MODIS e realizou uma adaptação para o SPOT. O produto gerado é voltado ao monitoramento da intensificação da agricultura. Vicente ressaltou que, com a instalação da antena, será possível que este monitoramento seja feito mensalmente.

O terceiro produto apresentado no evento foi o “Spectral Angle Mapping and Multitemporal SPOT Vegetation Products for Sugarcane Detection”, coordenado por Vicente em conjunto com pesquisadores e analistas da Unidade. O trabalho buscou testar, em imagens NDVI SPOT Vegetation de áreas de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo, um algoritmo de classificação adaptado de sensores hiperespectrais, aplicado a imagens multi-temporais. “O estudo alcançou resultados bastante satisfatórios por apresentar uma margem de erro pequena e um baixo custo operacional”, explica. O produto foi recebido com entusiasmo, resultando em um pedido para participação da Embrapa Monitoramento por Satélite em projeto que a equipe do DevCoCast submeterá ao edital “GMES Climate Change: data archiving and exchange”, da União Européia. A equipe já trabalha na proposta, que deverá buscar uma aplicação destes novos produtos na área de mudanças climáticas.

Desde julho, Unidade vem recebendo uma grande diversidade de informações geoespaciais graças à instalação de uma estação de recepção de dados

 

Fotos: DevCoCast

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.