Ano 19 - nº 10
Novembro/Dezembro 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Embrapa participa de solenidade de passagem de comando da 11ª BIL

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou da solenidade de Passagem de Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª BIL), realizada no dia 2 de dezembro em Campinas (SP). Após dois anos à frente da 11ª BIL, o General-de-Brigada Carlos Maurício Sarmento segue para o comando da operação Arcanjo VI, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em seu lugar assume o General-de-Brigada Tomás Ribeiro Paiva. A solenidade foi presidida pelo General-de-Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, comandante da 2ª Divisão de Exército. O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional, Claudio Bragantini, e a analista Flávia Fiorini representaram a Unidade no evento. Ainda em dezembro, a Embrapa sediou parte da preparação do contingente do 28º Batalhão de Infantaria Leve para participação na operação Arcanjo VI. O treinamento teve por finalidade preparar os oficiais e sargentos que integrarão a Força de Pacificação no Rio de Janeiro.

Claudio Bragantini e Mateus Batistella, da Embrapa, General Carlos Maurício Sarmento, General Floriano Peixoto Vieira Neto e General Tomás Ribeiro Paiva

» Encerramento do Rally da Pecuária 2011 tem homenagem à Embrapa

Com o intuito de apresentar as informações coletadas pelas oito equipes participantes, aconteceu no dia 29 de novembro, no prédio da FIESP, em São Paulo, o encerramento do Rally da Pecuária 2011. Durante o evento, a participação e apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite foram ressaltados em sua importância técnica, recebendo uma homenagem. Depois de quase dois meses, a edição 2011 do Rally da Pecuária percorreu 30 mil quilômetros em nove Estados, visitou 90 fazendas e coletou 400 amostras de pasto. A expedição, que teve como objetivo avaliar, in loco, a pecuária bovina de corte e a qualidade das pastagens no País, contou com a parceria da Unidade através dos projetos GeoDegrade e GeoRastro. Uma equipe participou da expedição percorrendo um dos trechos. Os dados de campo, coletados em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), servirão para calibrar e validar os resultados obtidos a partir da análise das séries temporais de imagens de satélites, utilizadas para caracterizar os níveis de degradação dos pastos.

Embrapa Monitoramento por Satélite apoiou expedição através dos projetos GeoDegrade e GeoRastro

» Alunos da Unesp visitam a Embrapa

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 21 de novembro, a vista de alunos do curso de Ciências Biológicas com habilitação em Gerenciamento Costeiro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Experimental do Litoral Paulista. É o segundo ano consecutivo que os alunos da Unesp visitam a Unidade com o intuito de agregar mais conhecimentos à disciplina de Geoprocessamento. O grupo foi recebido pela supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional, Luciane Dourado, pelo supervisor da área de Pesquisa & Desenvolvimento, Daniel Victória, e pelo analista de geoprocessamento Gustavo Bayma, que apresentaram institucionalmente a Embrapa, a carteira de projetos, os conceitos em geotecnologias e como elas podem contribuir para a sociedade. Durante a visita às instalações, o grupo pôde conhecer um pouco mais a respeito do projeto “DevCoCast – Sistema de Difusão de Informações Ambientais “ e também o acervo da Mapoteca da Unidade.

Grupo visitou a Unidade com o intuito de agregar mais conhecimentos à disciplina de Geoprocessamento

 

»Embrapa recebe representantes do Labex-USA e do Agricultural Research Service

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 9 de novembro, a visita de pesquisadores do Agricultural Research Service (ARS), órgão ligado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Ronald Follet, Justin Derner e April Leytem estavam acompanhados do coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa nos Estados Unidos (Labex USA), Ladislau Martin Neto. O grupo participou de reuniões técnicas com pesquisadores e pôde conhecer as instalações e equipamentos da Unidade, além da carteira de projetos de pesquisa. A visita fez parte da agenda de duas semanas do ARS no Brasil, que incluiu visitas em outras Unidades da Embrapa e a participação no Workshop Internacional de Mudanças Climáticas e Agricultura, promovido pelo USDA e Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP).

ARS é ligado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

 

»Trabalhos na área de sensoriamento remoto atraem visitantes dos EUA

Representantes da Fundação Eisenhower Fellowships visitaram a Embrapa Monitoramento por Satélite no dia 7 de novembro. Luciano Valente, coordenador dos programas de pesquisa da Fundação no Brasil, e Robert Blair, investidor e proprietário de fazendas no Estado de Idaho, EUA, estiveram na Unidade para conhecer os trabalhos realizados na área de sensoriamento remoto aplicado à agricultura de precisão e impactos ambientais. Blair é fundador das empresas PineCreek, especializada em equipamentos para agricultura de precisão, e BUZZuav, voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias para o uso de veículos aéreos não-tripulados (VANTs). A Fundação Eisenhower Fellowships é uma organização privada, não-partidária e sem fins lucrativos criada em 1953, nos Estados Unidos, destinada a capacitar e fortalecer lideranças para atuarem no desenvolvimento sustentável da América Latina. Além da apresentação geral da carteira de projetos da Unidade, os visitantes puderam conferir também alguns detalhes do WebGIS do projeto Embrapa-Moçambique.

Representantes da Fundação Eisenhower Fellowships conheceram trabalhos realizados pela Embrapa

Fotos: Embrapa

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.