Ano 19 - nº 10
Novembro/Dezembro 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Encontro reúne os membros do novo Comitê Assessor Externo da Embrapa Monitoramento por Satélite

O novo Comitê Assessor Externo da Embrapa Monitoramento por Satélite (CAE) realizou sua primeira reunião no dia 5 de dezembro. Órgão consultivo, de atuação junto às Unidades Descentralizadas da Embrapa, o CAE é formado por representantes da Empresa e profissionais externos. Sete dos nove membros participaram da reunião inaugural, que elegeu como presidente do comitê a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi. Na pauta do encontro estavam as atribuições do CAE, o Plano Diretor da Embrapa Monitoramento por Satélite, o plano de trabalho da chefia-geral e os resultados já alcançados pela atual gestão. Na oportunidade, foram apresentadas ainda a carteira de projetos e as instalações da Unidade.

Além da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, compõem o CAE da Embrapa Monitoramento por Satélite o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Afonso Nobre, o presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Ramos Torres de Melo Filho, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), José Carlos Rossetti, e o diretor da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG), Pedro Ronalt Vieira. Pela Embrapa, o comitê tem ainda como membros os chefes da Embrapa Cerrados e Embrapa Solos, José Roberto Rodrigues Peres e Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, além da chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, Cristina Criscuolo, secretária executiva do CAE.

O Comitê Assessor Externo é constituído com a finalidade de assessorar no processo de monitoramento do ambiente externo, particularmente quanto ao acompanhamento e análise de tendências no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para Criscuolo, a reunião foi importante por proporcionar que os membros do comitê se conhecessem e trocassem impressões entre si, repassando aos gestores da Unidade sugestões e contribuições. A próxima reunião está prevista para acontecer no final do primeiro semestre de 2012. Na Embrapa Monitoramento por Satélite, os membros do comitê foram recepcionados pelo chefe-geral, Mateus Batistella, pelo chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Édson Bolfe, e pelo supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI), Cláudio Bragantini. Nesta primeira reunião, não puderam participar os representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Embrapa Solos. Os membros do CAE têm mandatos de três anos, podendo ser reconduzidos por período equivalente, uma única vez.

 

Fotos: Flávia Fiorini/Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.