Ano 20 - nº 04
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Representantes da AgroTools visitam a Embrapa

Representantes da empresa AgroTools Gestão e Monitoramento Geoespacial de Riscos estiveram em visita à Embrapa Monitoramento por Satélite no dia 29 de junho. Os líderes dos projetos GeoDegrade e GeoRastro, Sandra Nogueira e Ricardo Andrade, e o chefe-adjunto de P&D, Édson Bolfe, apresentaram detalhes dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. A AgroTools teve contato com os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Monitoramento por Satélite durante a realização do evento MundoGEO#Connect 2012, em maio, e mostrou interessada em conhecer a atuação da Unidade na área de geotecnologias aplicadas ao setor da pecuária.

 

» Geoestatística é tema de curso para membros da Rede de Agricultura de Precisão

Cerca de 40 integrantes da Rede de Agricultura de Precisão (AP) foram capacitados no curso básico de geoestatística utilizando. A pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite, Célia Grego, atuou como instrutora do curso, juntamente com o pesquisador Ronaldo Pereira de Oliveira, da Embrapa Solos. O treinamento ocorreu entre os dias 25 e 29 de junho, na Embrapa Informática Agropecuária, e teve como objetivo apresentar os fundamentos básicos da geoestatística e habilitar os participantes no uso prático de funcionalidades com apoio do software computacional livre Vesper. A aplicação da ferramenta visa contribuir para a obtenção de resultados mais precisos de análise, já que a geoestatística permite detectar a existência de dependência espacial e fazer o mapeamento de dados agropecuários. O curso contou ainda com a participação de Sidney Vieira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e de Eduardo Speranza, da Embrapa Informática Agropecuária. Coordenada pela Embrapa Instrumentação, a Rede é composta por 214 pesquisadores de 20 Unidades da Embrapa, além de parceiros de universidades, institutos de pesquisa e empresas.

 

» Pesquisador apresenta trabalho sobre modelagem de cenários agrícolas em evento na Itália

O pesquisador Luiz Eduardo Vicente foi o representante da Embrapa na 16th ICABR Conference e no 128th EAAE Seminar, eventos consorciados realizados na região de Roma, Itália, entre os dias 24 e 27 de junho. Nesta edição, os eventos tiveram como tema “A Política Econômica da Bioeconomia: Biotecnologia e Biocombustíveis”. A Embrapa foi uma das convidadas brasileiras, ao lado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a apresentar seu olhar sobre tendências futuras para os biocombustíveis. Vicente apresentou, juntamente com o pesquisador Jurandir Zullo Junior, do Cepagri/Unicamp, os trabalhos de modelagem que vem desenvolvendo em parceria com o projeto temático da Fapesp sobre cenários agrícolas futuros para a cana-de-açúcar. A Embrapa Monitoramento por Satélite tem fornecido, através do projeto AgSpec, dados controlados para serem inseridos nos modelos, possibilitando a espacialização da produção da cana-de-açúcar e o consequente entendimento sobre o desenvolvimento da economia canavieira no país. Segundo o pesquisador, estes dados sobre uso e cobertura das terras foram tratados como tema estratégico no evento, sendo altamente demandados pelos tomadores de decisões por possibilitarem a previsão sobre cenários futuros da produção agrícola.

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.