Ano 20 - nº 04
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa marca presença na Conferência Rio+20

Mostrar que a agropecuária pode ser sustentável. Essa foi a tônica da participação da Embrapa durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, realizada de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Empresa esteve presente nos locais da Conferência e promoveu uma programação especial com palestras, reuniões, debates, lançamentos e visitas em Unidades da Embrapa localizadas no Rio de Janeiro. Os pesquisadores Mateus Batistella e Édson Bolfe, chefe-geral e chefe-adjunto de P&D da Embrapa Monitoramento por Satélite, acompanharam no dia 17 a abertura da mostra "Tecnologia, Serviços e Produtos Sustentáveis" e do ciclo de palestras e debates "Agropecuária e Sustentabilidade", eventos realizados na Embrapa Solos, que fizeram parte das atividades da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) durante a Rio+20.

A programação incluiu ainda o lançamento de publicações, debates sobre educação ambiental e a Reunião do Grupo de Biodiversidade do Solo. No dia 18, os pesquisadores participaram também do Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, evento internacional que contou com a presença dos ministros brasileiros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura, além da diretoria da Embrapa, governantes e representantes de algumas das mais importantes instituições nacionais e internacionais ligadas à agricultura.

Em sua quarta edição anual, o Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural - ARDD (de Agriculture and Rural Development Day, em inglês) aconteceu pela primeira vez no Brasil. Organizado por mais 15 instituições, tais como o CGIAR, o Center for International Forestry Research (CIFOR) e o International Fund for Agricultural Development (IFAD), o evento foi lançado em 2009, em Copenhagen, com edições posteriores em Cancún e Durban, sempre durante as Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP). Desta vez, por sugestão do Brasil, o ARDD foi realizado durante a Rio+20 e discutiu meios sustentáveis de produção de alimentos.

Economia Ecológica

Os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite João Alfredo de Carvalho Mangabeira e Sérgio Gomes Tôsto participaram da conferência “Economia Ecológica e Rio+20: Desafios e Contribuições para uma Economia Verde”, realizada entre os dias 16 e 19 de junho e organizada pela Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE). O evento contou com debates em torno da chamada “new economy”, que associa a melhora do bem estar das populações com o crescimento econômico. Tôsto e Mangabeira apresentaram trabalhos no evento sobre Serviços Ambientais e Sustentabilidade, abordando o caso do café em Machadinho d'Oeste (RO), e também sobre as contribuições da Ciência do Solo para o conceito de escala sustentável preconizada pela Economia Ecológica. A ISEE é uma entidade científica, sem fins lucrativos, dedicada ao avanço na compreensão das interfaces entre sistemas ecológicos, sociais e econômicos visando o bem-estar da natureza e dos seres humanos.

 

 

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.