Ano 20 - nº 06
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Pesquisador da Embrapa recebe prêmio “Profissionais GIS do Ano”

O pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe, foi um dos agraciados com o prêmio “Profissionais GIS do Ano”, entregue durante o III Encontro de Usuários Esri Brasil. O evento aconteceu em São Paulo (SP), nos dias 24 e 25 de setembro, e reuniu mais de 900 profissionais que trabalham com Sistemas de Informação Geográfica no Brasil. Além do prêmio em reconhecimento ao profissional que mais se destacou em 2012, outra novidade este ano foi a participação de Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri, a maior empresa privada global na área de GIS, na sessão plenária do evento. O encontro contou com mais de 70 palestras voltadas para diferentes segmentos. O pesquisador Édson Bolfe fez uma apresentação sobre bases de dados geoespaciais e WebGIS no Workshop sobre Agricultura, Floresta e Meio Ambiente. Segundo ele, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho que a equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite tem realizado e um incentivo para que novos desafios sejam superados frente à crescente demanda na área de pesquisa, desenvolvimento e inovações geoespaciais para a agricultura.

 

» Embrapa e Exército promovem plantio de espécies nativas em Campinas

A Embrapa Monitoramento por Satélite e a 11ª Brigada de Infantaria Leve promoveram no dia 21 de setembro uma comemoração conjunta para o Dia da Árvore, com o plantio de mudas de espécies nativas nas margens do Ribeirão Quilombo, na Fazenda Chapadão, em Campinas (SP). Em uma área de cerca de 1,4 mil m2, funcionários da Embrapa e representantes do Exército Brasileiro plantaram ipês, cedros, ingás e manacás, entre outras espécies. A Unidade da Embrapa está localizada dentro da Fazenda Chapadão, em área cedida pelo Exército Brasileiro. Há cinco anos, numa ação semelhante, foram plantadas pelos funcionários 480 mudas de espécies que hoje formam o Bosque do Quilombo. O novo plantio vai dar continuidade ao Bosque, contribuindo para a recuperação da área de preservação permanente do Ribeirão Quilombo. Durante o evento, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, entregou ao comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General Tomás, um conjunto de imagens de satélite de alta resolução das áreas de atuação da Brigada, utilizadas para a gestão e o planejamento de atividades e treinamentos do Exército. A parceria entre as duas instituições prevê ainda, a partir deste mês, o apoio na preparação do próximo contingente da região de Campinas a participar da missão de paz da ONU no Haiti.

 

» Embrapa e Ministério do Planejamento discutem possibilidades de cooperação

A Diretora do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Chaves, esteve em visita à Embrapa Monitoramento por Satélite no dia 11 de setembro. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação em temas comuns às duas instituições, como o apoio à implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e o desenvolvimento de inteligência geoespacial para o planejamento regional. A Unidade atua como representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) e lidera a inserção da Embrapa na INDE, uma iniciativa do Governo Federal que visa catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais produzidos ou mantidos por instituições do governo brasileiro. A CONCAR, que coordena a ação, é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento, que conta com a participação de diversos ministérios, instituições federais e estaduais. Na reunião foi discutida a possibilidade de um acordo de cooperação para uma atuação conjunta neste tema. Outro assunto abordado durante a visita foi o estabelecimento de um acordo de cooperação técnica para uso de inteligência geoespacial no planejamento regional, voltado para o acompanhamento dos programas do Governo Federal.

 

»Representantes de instituição canadense visitam a Unidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita, no dia 11 de setembro, de representantes da Alberta Enterprise and Advanced Education, instituição da Província de Alberta, no Canadá, que atua nas áreas educacionais e empresariais. Tim Olsen e Holly Driscoll, gerentes da divisão de indústrias de tecnologias emergentes da instituição, foram recebidos pelos supervisores da Embrapa Cláudio Bragantini e Daniel Victoria, que apresentaram a carteira de projetos da Unidade, destacando o desenvolvimento de tecnologias voltadas para dados espaciais. A Alberta Enterprise and Advanced Education atua como uma divisão do governo que promove a transferência de tecnologias geradas nas universidades e institutos de pesquisa de Alberta, com a finalidade de impulsionar ações de inovação, aproximando setores de P&D e mercado. Segundo os visitantes, o Canadá tem especial interesse no uso de geotecnologias para gestão dos recursos naturais, mais especificamente de óleo e gás. A visita teve por objetivo identificar oportunidades de cooperação entre empresas canadenses e instituições brasileiras para desenvolvimento de projetos conjuntos nesta área.

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.