Ano 20 - nº 07
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Pesquisadores da Nasa visitam a Unidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita, no dia 26 de novembro, dos pesquisadores da Agência Espacial Americana Marc Simmard e Lola Fatoyinbo-Agueh. O grupo participou de uma reunião técnica para troca de experiências e discussão de parcerias. Os pesquisadores apresentaram o projeto que desenvolvem atualmente, que prevê o mapeamento da vegetação em áreas de manguezais, a partir de dados de radar, para avaliação da biomassa de carbono. O projeto é financiado pelo programa Land Cover and Land Use Change, da Nasa, e contempla diversos locais de estudo ao longo do continente Americano. Na Embrapa, os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Paisagens Sustentáveis, que utiliza dados LiDAR, um sistema laser aerotransportado, para avaliação da biomassa de carbono em áreas de vegetação na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.

 

» Alunos da Unesp conhecem projetos da Embrapa

Pelo segundo ano consecutivo, alunos do curso de Ciências Biológicas da Unesp de São Vicente visitaram Embrapa Monitoramento por Satélite. No dia 26 de novembro a visita, programada pelo professor Mario Rollo, da disciplina de Geoprocessamento, teve o intuito de apresentar na prática alguns projetos de pesquisa da Embrapa. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas desenvolvidos pela Unidade, como o SOMABRASIL e o GEONETCast.

 

» Unidade recebe a visita de representantes da Fundação Bill and Melinda Gates

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita, no dia 14 de novembro, de representantes da Fundação Bill and Melinda Gates. Entre os temas abordados durante o encontro estavam as tendências na área de tecnologia digital, com especial atenção à disponibilização de imagens de alta resolução para países em desenvolvimento. O grupo pôde conhecer alguns projetos desenvolvidos pela Embrapa Monitoramento por Satélite, em especial o WebGIS elaborado para projeto em Moçambique.

 

»Embrapa participa do GEO Brasil

O Grupo Intergovernamental de Observação da Terra (GEO, na sigla em inglês) realizou em novembro sua plenária anual, que ocorreu pela primeira vez no Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). No dia 20, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, participou do GEO Brasil, um evento paralelo à plenária com reuniões preparatórias e mesas redondas. Ele apresentou trabalhos recentes sobre mapeamento e monitoramento do uso e cobertura das terras. Outras instituições que atuam com dados de observação da Terra participaram do evento, como INPE, Agência Nacional de Águas, Serviço Florestal Brasileiro, Conab, entre outras. A plenária do GEO, que teve início no dia 22 de novembro, procurou discutir a ampliação do acesso a dados que contribuam para a melhoria das condições de vida e a preservação do planeta. Atualmente, 88 países, a Comissão Europeia e 61 organismos internacionais participam do GEO, que tem sede em Genebra, Suíça.

 

»EsIMEx faz visita de instrução à Unidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita, no dia 9 de novembro, de oficiais da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), de Brasília (DF). A visita foi iniciada com uma apresentação institucional sobre a Embrapa Monitoramento por Satélite e sua atuação na área de inteligência geoespacial. O major Marcio Fernandes, chefe da Seção de Ensino de Inteligência de Imagens da EsIMEx, apresentou alguns trabalhos e áreas de atuação da escola. Ao longo da programação, foram abordados os novos desafios em sensoriamento remoto de alta resolução espectral e o mapeamento de agricultura de larga escala no Brasil. Os oficiais visitaram também o Laboratório de Recepção e Processamento de Imagem da Unidade, onde puderam conhecer o DevCoCast - Sistema de Difusão de Informações Ambientais e o mapeamento de pastagens degradadas no Brasil.

 

»Delegação austríaca e Embrapa estudam possibilidades de cooperação tecnológica

Representantes de diversas instituições da Áustria estiveram na Embrapa Monitoramento por Satélite, no dia 6 de novembro, para conhecer os trabalhos desenvolvidos e discutir possibilidades de cooperação. A delegação era composta por membros de agências de tecnologia, incubadoras, bancos de desenvolvimento e empresas austríacas. Os visitantes assistiram à apresentação da carteira de projetos da Unidade e conversaram sobre oportunidades de parcerias e cooperação em projetos internacionais.

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.