Ano 21 - nº 02
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Evento discute cenários futuros para a Amazônia

Representantes de organizações da sociedade civil e do setor produtivo reuniram-se em Belém (PA), entre 24 e 26 de junho, para discutir os possíveis cenários futuros para a Amazônia. Organizada pela Embrapa Monitoramento por Satélite e pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Oficina de Cenário Participativo do Projeto Amazalert abordou desde recursos naturais e o desenvolvimento social no campo e cidades, passando por atividades econômicas, infraestrutura e tecnologia, até o contexto institucional e político da região. Como resultado do evento, um relatório será disponibilizado para a sociedade combinando informações qualitativas e quantitativas, além de uma síntese das ações discutidas. No segundo semestre, em Brasília, será realizada uma segunda oficina com representantes de diversas instituições de pesquisa da região e do Governo.

 

» Pesquisador participa de seminário sobre agricultura e desenvolvimento econômico

O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, participou do Seminário “Agricultura como Instrumento de Desenvolvimento Econômico”, promovido pelo jornal Valor Econômico, no último dia 4 de junho, em São Paulo, SP. Batistella participou do painel “Sustentabilidade: o produtor rural como gestor do território”, que contou também com a presença de Arnaldo Carneiro Filho, diretor de Gestão Territorial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), e de Ana Cristina Barros, diretora de Infraestrutura na América Latina da The Nature Conservancy (TNC). O evento teve por objetivo reunir líderes do setor agropecuário, investidores e representantes do mercado financeiro para discutir o futuro do setor e das empresas e auxiliar na discussão de diretrizes que possam manter o país entre as lideranças na produção e nas relações comerciais.

 

» Embrapa é destaque durante o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Pesquisadores, analistas, bolsistas e estagiários da área de geotecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite participaram, em abril, do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XVI SBSR). Ao todo, foram apresentados 20 trabalhos com autoria e coautoria, em sessões técnicas orais e de painéis. A Unidade teve destaque na solenidade de abertura na sessão de premiação de artigos da categoria Iniciação Científica e na divulgação do número especial da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) sobre geotecnologias. Ainda durante o evento, o comitê gestor do portfólio temático da Embrapa, coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, realizou reunião com a presença de representantes de 11 Unidades da Empresa.

 

»Pesquisador da NASA participa de reuniões técnicas na Unidade

O pesquisador norte-americano Douglas Morton, do Goddard Space Flight Center da NASA, esteve na Embrapa Monitoramento por Satélite, em março, para participar dereuniões técnicas. Morton é especialista em mudança no uso da terra em florestas tropicais, incluindo desmatamento, degradação florestal e usos agrícolas da terra, e tem desenvolvido diversos projetos na Amazônia. Ele reuniu-se com integrantes do projeto Paisagens Sustentáveis, com quem conversou sobre tratamento de dados LiDAR e sensoriamento remoto.

 

»Comitiva de Portugal visita a Embrapa

A Unidade recebeu, no dia 19 de março, a visita de uma comitiva de representantes do Ministério da Educação e Ciência, empresas e instituições de pesquisa e ensino de Portugal. O grupo conheceu o Laboratório de Pesquisas e Inovações Geoespaciais e a carteira de projetos de pesquisa, com destaque para o Sistema de Observação Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL) e o WebGIS para a gestão dos recursos naturais de Moçambique. A comitiva incluiu representantes de empresas ligadas às áreas de aeronáutica, espacial, defesa e segurança, e de várias instituições de ensino.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.