Ano 22 - nº 02
Embrapa Monitoramento por Satélite

Somabrasil apresenta novidades em 2014 e atinge mais de cinco mil usuários

O Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (Somabrasil) foi um dos destaques no ano especial em comemoração ao 25º aniversário da Embrapa Monitoramento por Satélite, com o lançamento de novas bases de dados, funcionalidades e a versão em inglês. Disponível na internet, o Somabrasil reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de diferentes fontes, contribuindo com informações importantes para a elaboração e o direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor.

Entre as novidades lançadas em 2014, destacam-se a espacialização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com informações sobre áreas aptas para o plantio de 20 culturas diferentes, informações atualizadas sobre o desmatamento nos diferentes biomas e índices de vegetação para todo o Brasil, do período de 2012 a 2014. Também neste ano foi disponibilizado o mapeamento das pastagens degradadas no bioma Cerrado, em três cenários diferentes.

As ferramentas do Somabrasil chegaram ao conhecimento de entidades públicas e privadas de todo o País e, hoje, são consultadas por pesquisadores, gestores, analistas, consultores ambientais e estudantes de graduação e pós-graduação. O sistema segue um processo contínuo de desenvolvimento e já tem cadastrados aproximadamente cinco mil usuários de diferentes setores ligados à agropecuária, do Brasil e de mais de 20 outros países. "Hoje o Somabrasil reúne em seu banco de dados mais de quatro milhões de registros relacionados às produções agrícola e pecuária municipais desde 1990, além de bases político-administrativas; relevo, hidrografia, biomas, solos e potencial agrícola; áreas protegidas e desmatamento na Amazônia; logística e clima", explica o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Daniel de Castro Victoria, um dos coordenadores do projeto.

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) é um dos principais usuários governamentais do Somabrasil. Um acordo de cooperação firmado com a Embrapa estreitou essa parceria e vem contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas para a gestão de análises de riscos aos quais as lavouras estão sujeitas. Essas ferramentas estão sendo integradas ao sistema e possibilitam gerar mapas, cruzar dados, realizar consultas e análises.

A visualização na forma de mapas dinâmicos das informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) foi implementada no âmbito da parceria com o Mapa. Desde a safra de 1996, o Zarc é revisado anualmente e publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do Ministério. A metodologia foi desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária. Os riscos são quantificados e uma lista apresenta as cultivares indicadas para as regiões e municípios e os calendários de plantio. São tabelas e notas técnicas que, agora no Somabrasil, podem ser consultadas na forma de mapas para 58 culturas agrícolas, como soja, milho, trigo, arroz, algodão, feijão, uva, palma, cacau, maracujá, pimenta-do-reino, entre outros, em 5.205 municípios brasileiros.

A inclusão dos dados no Somabrasil proporciona agilidade na obtenção das informações. Hoje, qualquer usuário é capaz de gerar um mapa que identifica rapidamente se um município ou uma região apresenta indicação de plantio para determinada cultura, de acordo com o tipo de solo e o ciclo. A consulta também permite saber a época mais indicada para o plantio, com a data de início e fim do período.

O monitoramento da produção agrícola e do risco associado à atividade, principalmente riscos relacionados ao clima, também impõe desafios para a pesquisa geoespacial. Atendendo a uma demanda da SPA/Mapa, a Embrapa vem trabalhando no desenvolvimento de métodos científicos para o acompanhamento da produção em larga escala, mapeando indicativos de anomalia e quebras de safra. São avaliados dados de sensores remotos para a detecção de áreas cultivadas, a identificação de safras ruins, normais ou boas e a sua correlação com eventos climáticos. Análises já realizadas pela Embrapa Monitoramento por Satélite em áreas de agricultura consolidada mostraram resultados positivos e há perspectiva de implementar a ferramenta no Somabrasil.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.