Ano 23 - nº 01
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Instituições firmam acordo de cooperação técnica com a Associação Agropolis International

A Embrapa e o Consulado Geral da França são intervenientes no acordo de cooperação firmado entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Associação Agropolis International, de Montpellier, na França, que prevê a criação de um polo científico e tecnológico em agricultura na região de Campinas (SP). O acordo foi assinado no dia 26 de junho, durante as comemorações pelos 128 anos do Instituto Agronômico (IAC). O objetivo principal é estabelecer intercâmbio entre as partes, por meio da implementação de projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável. Além do IAC, o acordo envolve o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto Biológico (IB), Prefeitura Municipal, Unicamp e a Associtech Techno Park Campinas. A Embrapa vai participar da plataforma de relacionamento que será estruturada por meio da parceria, organizada por câmaras temáticas. O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, colaborou na elaboração do acordo. Segundo ele, trata-se de uma nova oportunidade de cooperação internacional, tendo como referência o bem-sucedido modelo da Agropolis International de Montpellier.

 

» Embrapa e Prefeitura lançam portal da arborização urbana de Campinas

A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Prefeitura de Campinas lançaram em maio o Portal Árvores de Campinas, desenvolvido a partir do banco de dados da arborização urbana viária do município e disponível na internet. O Portal permite que qualquer cidadão acesse mapas e outras informações sobre a arborização presente em calçadas, canteiros centrais e rotatórias da cidade, além de servir como instrumento de apoio à gestão municipal e à elaboração de políticas públicas. O Portal foi lançado durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que destacou a importância da parceria com a Embrapa. Estão disponíveis dados como a localização de árvores, arbustos, palmeiras e mudas e a densidade da arborização (número de árvores por quilômetro linear), entre outras informações. A base para o banco de dados é o levantamento realizado pela Embrapa em 2012, quando foram utilizadas imagens de satélite, geoprocessamento e verificações em campo para estimar o número de árvores nas ruas e verificar a distribuição da arborização bairro a bairro. Além de tornar as informações acessíveis à população, o sistema contribui para diminuir custos de levantamento e dá mais agilidade aos gestores municipais. Acesse http://mapas.cnpm.embrapa.br/arvores_campinas/.

 

» Programa estimula alunos da Rede Municipal de Campinas a desenvolver projetos de pesquisa nas escolas

Alunos dos anos finais do ensino fundamental em Campinas serão estimulados a desenvolver projetos de pesquisa. O incentivo faz parte do programa "Pesquisa e Conhecimento na Escola", lançado em março. A iniciativa foi construída no âmbito do convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Prefeitura Municipal e tem como ponto de partida o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas (GeoAtlas), disponível nas 45 escolas da rede. As escolas serão estimuladas a produzir projetos interdisciplinares sobre questões de interesse local e regional, baseadas em temas presentes no GeoAtlas. O material paradidático contextualiza o conteúdo ministrado na escola com a vivência do estudante, levando a realidade local à sala de aula. A obra foi preparada por uma equipe de professores da rede municipal de ensino sob a coordenação da Embrapa e apresenta imagens de satélite, mapas e gráficos com informações sobre aspectos históricos, temas ambientais e as principais atividades econômicas de Campinas e região, com ênfase na agropecuária.

 

» Unidade elabora análises para o hotsite Água na Agricultura

A Embrapa, num esforço conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), colocou no ar em fevereiro um hotsite dedicado a fornecer informações sobre os efeitos da escassez hídrica na agricultura e mostrando como técnicos e produtores rurais podem fazer uma gestão mais racional da água nas suas propriedades. Entre os conteúdos do hotsite estão informações elaboradas pela Embrapa Monitoramento por Satélite, como a análise da disponibilidade hídrica na safra 2014/2015, o levantamento da agricultura irrigada por pivôs centrais, além do SOMABRASIL. O evento de lançamento foi presidido pela ministra Katia Abreu e contou com a presença do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e de representantes da Conab e Inmet.

O endereço do hotsite é: www.embrapa.br/agua-na-agricultura.

 

» Unidade é destaque no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

A Embrapa Monitoramento por Satélite teve uma participação de destaque na última edição do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado em abril, em João Pessoa (PB). A Unidade foi uma das instituições apoiadoras oficiais do evento e marcou presença em apresentações orais e de painéis, palestras, sessões temáticas e no Show Case. O SBSR é organizado pelo INPE e a Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto. Neste ano, a Embrapa Monitoramento por Satélite atingiu um número recorde de trabalhos aprovados. Foram 41 artigos técnico-científicos, mais que o dobro da edição anterior, em 2013. A Unidade também foi responsável pela coordenação de uma Sessão Temática em parceria com o Serviço Florestal Americano e a Nasa sobre as aplicações da tecnologia LiDAR no mapeamento e monitoramento florestal, e na programação de um Show Case, ao lado do INPE, para a exposição da metodologia utilizada no projeto TerraClass Cerrado. Participou ainda de outra Sessão Temática, sobre as pastagens brasileiras, apresentando resultados gerados para o monitoramento de níveis de degradação.

 

» Projetos de pesquisa internacionais são tema de seminário

Um seminário, realizado em março, reuniu membros da equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite e cientistas estrangeiros, em missão técnica na Unidade, para compartilhar conhecimentos e resultados gerados por projetos internacionais. Um dos focos principais das apresentações foi o desenvolvimento de técnicas para estimativas de carbono e também estudos sobre a degradação florestal na Amazônia. Participaram do evento o pesquisador visitante da Embrapa Monitoramento por Satélite Michael Keller, líder do programa de pesquisa Paisagens Sustentáveis, o coordenador do projeto internacional Amazalert, Bart Kruijt, o cientista da Nasa e pesquisador visitante especial pelo programa Ciência Sem Fronteiras, Douglas Morton, e o pesquisador da University of Exetern Ted Feldpausch, além de pesquisadores e analistas da Embrapa. Um dos objetivos do seminário foi delinear novas possibilidades de projetos em parceria.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.