Ano 23 - nº 02
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa entrega análise da distribuição nacional de assentamentos rurais

O Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa (Gite) entregou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em setembro, um mapeamento da distribuição de assentamentos rurais no território nacional. O trabalho foi solicitado pela Secretaria de Integração e Mobilidade Social do Mapa e assinala a área de abrangência e o número total de famílias dos assentamentos, considerando as regiões, os estados e seu período de criação.

A base de dados, fornecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), compreende 9.255 assentamentos distribuídos em 88 milhões de hectares, que atendem quase um milhão de famílias. De acordo com o analista do Gite Marcelo Fonseca, além das tabelas, foram confeccionados mapas com a distribuição dos assentamentos por estados e regiões. A região Nordeste possui o maior número absoluto de assentamentos (46%), mas, no tocante à área ocupada, é a região Norte que sobressai (76%), assim como no número de famílias assentadas (44%). Analisando o período de criação dos assentamentos, observou-se que 65% deles têm mais de 10 anos de criação.

Os dados devem apoiar o programa "O Campo na Classe Média" com informações sobre a necessidade de titulação de terras como fator contribuinte para a resolução de conflitos agrários, melhorias nos processos de crédito rural e planejamento de ações para a mobilidade social. A iniciativa reitera um dos eixos estratégicos de trabalho da nova gestão da Embrapa Monitoramento por Satélite, voltado ao atendimento às demandas de inovação para a agricultura familiar.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.