Ano 23 - nº 03
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» GeoAtlas é utilizado para elaboração de pesquisas científicas em escolas municipais

O Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas (GeoAtlas) foi o indutor das pesquisas desenvolvidas por alunos de 19 escolas da rede municipal de Campinas. Os trabalhos foram apresentados no 1º Fórum Estudantil de Pesquisa, no dia 2 de dezembro. O evento faz parte do programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco), desenvolvido no âmbito do convênio de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e a Embrapa Monitoramento por Satélite. A pesquisadora Cristina Criscuolo, coordenadora do GeoAtlas, esteve presente na mesa de abertura do evento. A Unidade foi apoiadora do Fórum e contou com um espaço para visitação dos alunos, com a exposição Campinas Vertical, entre outros produtos.

 

» Reunião discute possibilidades de colaboração com a Odebrecht Defesa e Tecnologia

Os diretores da empresa Odebrecht Defesa e Tecnologia, Oswaldo Oliva Neto e Valter Rodrigues, foram recebidos na Embrapa Monitoramento por Satélite pelo chefe-geral, Evaristo de Miranda, e o chefe-adjunto de P&D, Sérgio Tôsto, no dia 30. A reunião tratou da perspectiva de colaboração entre as duas instituições no desenho e na implementação de um sistema de monitoramento dos financiamentos agrícolas concedidos por parte de bancos oficiais. O sistema teria como base inovadora um conjunto de novos satélites utilizando sensor SAR (radar) de alta resolução espacial e temporal. A iniciativa vai ao encontro da resolução do Banco Central (nº 4.427), publicada em junho deste ano, que prevê a utilização de geoprocessamento e imagens obtidas com satélites, aviões e drones para a análise de concessão de crédito. Essas tecnologias começarão a ser utilizadas a partir de 2016.

 

» Ex-ministro da Secretaria de Portos fala sobre a realidade e as perspectivas do setor

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita, no dia 27 de novembro, do ex-ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, o deputado federal Edinho Araújo (PMDB). Além de reunir-se com o chefe-geral, Evaristo de Miranda, o deputado participou do ciclo de palestras "Espaço Aberto para a Ciência", ocasião em que fez uma apresentação sobre a realidade e as perspectivas dos portos brasileiros. Na abertura da palestra, o chefe-geral da Unidade falou sobre a importância do tema e destacou a interface entre a agricultura e a infraestrutura logística. "Um dos eixos de atuação propostos para a Unidade é o desenvolvimento de sistemas para a macrologística da agropecuária brasileira", afirmou. O deputado Edinho Araújo esteve à frente da Secretaria de Portos por nove meses, entre janeiro e setembro deste ano. Durante a palestra, fez um balanço dos portos públicos e privados e sua importância na economia brasileira e apresentou dados sobre a evolução na movimentação de cargas e os avanços a partir do novo marco regulatório do setor.

 

» Evento discute demandas e oportunidades para a região do Matopiba

Representantes do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) estiveram em Teresina (PI), nos dias 24 e 25 de novembro, participando do Simpósio sobre o Matopiba – Demandas e Oportunidades para a Inclusão Social e Produtiva do Meio-Norte. Realizado pela Embrapa Meio-Norte, o simpósio teve o propósito de discutir as potencialidades e gargalos relacionados à exploração agrícola sustentável dos cerrados da região, sob a ótica de diferentes segmentos do setor agrícola, e debater as formas para atender aos mais variados segmentos e proposições, conciliando a produção e a inclusão social para o planejamento do desenvolvimento rural da região. A supervisora do Gite, Lucíola Magalhaes, foi responsável por proferir a palestra de abertura do evento, apresentando o Sistema de Inteligência Estratégica do Matopiba, e o analista Paulo Roberto Martinho participou das discussões técnicas sobre o desenvolvimento rural sustentável da região. O evento contou com a presença do Governador do Piauí, Wellington Dias, e do Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Francisco Lima. (Com informações da Embrapa Meio-Norte)

 

» Técnicos do Incra participam de capacitação sobre inteligência e gestão territorial

Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram, de 17 a 19 de novembro, curso teórico e prático organizado pela Embrapa Monitoramento por Satélite sobre métodos e procedimentos de inteligência e gestão territorial aplicados à temática agrária. O curso, realizado dentro da parceria entre as duas instituições, abordou temas como a cartografia analítica digital, os dados georreferenciados e sistemas de informação geográfica, o sensoriamento remoto e suas aplicações, os sistemas de inteligência territorial estratégica e as publicações de dados na web.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.