Ano 25 - nº 02 - 2017
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Embrapa participa de reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio

O analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa Gustavo Spadotti participou, no dia 8 de fevereiro, em Brasília, DF, da reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio. Ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Câmara Temática têm por objetivo contribuir com elementos de sustentabilidade e competitividade para o agronegócio brasileiro. Spadotti faz parte da equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite que vem desenvolvendo o Sistema de Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial da Macrologística Agropecuária. A Unidade integra a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio, tendo o chefe-geral, Evaristo de Miranda, como membro titular e o analista Gustavo Spadotti como suplente.

 

» Reunião discute uso de remineralizadores na gestão da fertilidade dos solos

O uso de remineralizadores (pó de rocha) na gestão da fertilidade dos solos foi o tema da reunião entre o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, no dia 14 de fevereiro. A reunião também contou com a presença de representantes da Aprosoja Brasil e agricultores. O aproveitamento agrícola desses resíduos de mineração vem sendo ampliado com sucesso. A supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, Lucíola Magalhães, participa do Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes da Embrapa e do Serviço Geológico do Brasil. O GT visa à estruturação do plano de trabalho para a realização do zoneamento agrogeológico no Brasil, que consiste no mapeamento de zonas de atividades agropecuárias que podem ser beneficiadas por agrominerais visando melhorar a qualidade do solo e o desempenho econômico da produção. A Embrapa propôs a geolocalização dos locais com pó de rocha e da logística disponível.

 

» Acordo de cooperação técnica é tema de reunião com o secretário de Agricultura de Jundiaí

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez, no dia 9 de fevereiro. O objetivo foi discutir a elaboração de um acordo de cooperação técnica voltado para a promoção da produção de uva no município. A Unidade já vem atuando na região do município paulista por meio do grupo de trabalho que busca a obtenção do selo de Indicação Geográfica para a uva Niagara Rosada de Jundiahy. A ação integra o projeto Geotecnologias para incrementar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do Estado de São Paulo (GPAF), liderado pelo pesquisador e supervisor de Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Ivan Alvarez.

 

» Ação em conjunto com o Sebrae promove o associativismo na região do Circuito das Frutas

A Embrapa Monitoramento por Satélite e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram no mês de fevereiro uma série de reuniões com produtores rurais dos municípios que integram o Circuito das Frutas do Estado de São Paulo. A ação em parceria tem foco na promoção do associativismo e de estratégias que incentivem a permanência do agricultor na propriedade, especialmente os mais jovens. Já foram realizadas reuniões nos municípios de Valinhos, Vinhedo, Itupeva e Campinas, oportunidade em que os agricultores puderam expor suas demandas. A cooperação com o Sebrae vem sendo construída no âmbito do projeto Geotecnologias para incrementar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do Estado de São Paulo (GPAF).

 

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.