Ano 25 - nº 02 - 2017
Embrapa Monitoramento por Satélite

Estudos sobre a macrologística da agropecuária são apresentados ao ministro da Agricultura

Os resultados obtidos na segunda etapa do estudo sobre a macrologística da agropecuária brasileira foram apresentados ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no dia 15 de fevereiro, em Brasília, DF. O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, apresentou os dados numéricos, tabelas e mapas sobre as bacias logísticas do País. O trabalho tem a coordenação do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa. Estão sendo mapeados os caminhos logísticos da produção agropecuária para o consumo interno e sua retrologística.

A primeira etapa do estudo foi apresentada ao Ministério em outubro do ano passado, com a cartografia, qualificação e quantificação dos caminhos seguidos pela safra de grãos no território nacional em 2015, desde as áreas de produção até a exportação. Na segunda fase, apresentada agora, foram detalhados os cenários da produção e as demandas por investimentos públicos e privados em logística para ampliar a competitividade das exportações agropecuárias brasileiras.

Miranda discutiu ainda a proposta de priorização de obras que resultem na ampliação da participação das exportações de grãos pelo Arco Norte, visando atingir 40% frente aos atuais 18,5% do total exportado. Também participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, e o vice-presidente da Aprosoja/MT, Antônio Galvan, além do analista do Gite Gustavo Spadotti.

 

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.