Ano 25 - nº 04 - 2017
Embrapa Monitoramento por Satélite

Dados do Cadastro Ambiental Rural em Minas Gerais são divulgados em evento da Cooxupé

No dia 25 de abril, foi realizado o evento “Café Brasileiro: Sustentabilidade e Qualidade”, em São Paulo, SP. Na ocasião, foram celebrados os 60 anos da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) em um encontro que reuniu diversos atores do segmento. Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, foi um dos palestrantes. Miranda abordou o tema da atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil com destaque para os resultados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais.

De acordo com as análises do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a agricultura é responsável pela preservação de 18% da área do Estado, enquanto que as Unidades de Conservação e as Terras Indígenas protegem 3% da unidade federativa. Além disso, os agricultores preservam 33% da área dos imóveis rurais em Minas Gerais – valor acima dos 20% estipulados pelo Código Florestal. As análises dos dados do CAR estão sendo realizadas pelo Gite. Além de Minas Gerais, o Grupo já realizou o tratamento dos dados de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul dentre outros estados.

A Cooxupé conta com mais de 12 mil cooperados e recebe o café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo).

 

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.