Ano 25 - nº 05 - 2017
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Gestão territorial foi tema de seminário promovido pela CNA

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, foi um dos palestrantes do seminário “Agro em Questão – Qual o futuro da Gestão Territorial no Brasil?”, realizado no dia 9 de maio, em Brasília, DF. O evento foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e visou discutir os desafios da gestão do espaço territorial brasileiro. Miranda foi um dos palestrantes do painel “Inteligência e gestão: desafios para o futuro da ocupação do território nacional”. O pesquisador apresentou os dados mais recentes sobre o papel da agricultura na preservação do meio ambiente, obtidos a partir dos cálculos da vegetação preservada presentes no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O debate do seminário foi mediado pelo presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, e contou ainda com a participação do pesquisador da Embrapa Zander Navarro, do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) – que preside a Frente Parlamentar da Agricultura - e do ex-deputado e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo.

 

» Representantes da Aprosoja e do Imea visitam a Embrapa Monitoramento por Satélite

A segunda parte das análises dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Mato Grosso foi apresentada para representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no dia 18 de maio, na Embrapa Monitoramento por Satélite. Nessa etapa, a área mapeada pelo estudo aumentou para quase 100% da unidade federativa com a inclusão dos dados do Imea sobre o uso das terras no Estado - sobretudo no bioma Pantanal. Participaram do encontro Marcos da Rosa, vice-presidente Leste da Aprosoja, Marlene de Lima, da Comissão de Sustentabilidade Socioambiental da Aprosoja, e Daniel Latorraca, superintendente do Imea, além da equipe técnica da Embrapa Monitoramento por Satélite.

 

» Gite entrega novos produtos para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

A supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite), Lucíola Magalhães, e o analista Marcelo Fonseca estiveram no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), no dia 19 de maio, para a entrega de novos produtos e a apresentação de resultados parciais obtidos no âmbito de dois acordos de cooperação técnica. Os analistas reuniram-se com as equipes técnicas dos programas de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Aquisição de Alimentos, Cisternas, Cesta de Alimentos, Banco de Sementes e Segurança Alimentar. Ao final do encontro, foi apresentado ao secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha, o protótipo do sistema GeoWeb que vem sendo desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite. Segundo o secretário, a expectativa é que o sistema seja um portal da transparência, permitindo que todos tenham acesso, de forma simples e ágil, à área de atuação dos programas sociais da secretaria.

 

» Equipe participa de reuniões no Amapá sobre o Zoneamento Ecológico Econômico

Entre os dias 22 e 25 de maio, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Sérgio Tôsto, e o pesquisador Carlos Quartaroli estiveram no estado do Amapá para articulações junto ao governo com o objetivo de elaborar o Zoneamento Ecológico Econômico para o estado. Foram realizadas reuniões com a equipe da Embrapa Amapá e representantes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado do Planejamento, Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá, Instituto Estadual de Floresta e Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá. Uma proposta técnica para o zoneamento está sendo elaborada e será encaminhada ao governo do Estado nos próximos meses.

 

» Evento em Cuiabá debate soluções para o agronegócio

A supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite), Lucíola Magalhães, participou do seminário “A Força do Campo”, em Cuiabá, MT, no dia 25 de maio. O evento foi uma oportunidade para debater soluções para o agronegócio e contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do governador do Estado, José Pedro Taques, e de representantes do agronegócio. Lucíola apresentou dados do estudo sobre a atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil dentro do painel “As três dimensões do agro sustentável – econômica, ambiental e social”. Durante o encontro, debateu-se ainda a competitividade e sustentabilidade da pecuária, o papel do agronegócio no desenvolvimento do País e formas de potencializar as cadeias de grãos e fibras.

 

» Estudo com base nos dados do CAR é apresentado em seminário da FAEMG

Inteligência Territorial e Sustentabilidade foi o tema do 4º Seminário Ambiental promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG), no dia 1º de junho, em Belo Horizonte, MG. O analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) Carlos Alberto de Carvalho foi um dos convidados e apresentou a palestra “Inteligência territorial estratégica no CAR e outros instrumentos para a sustentabilidade”. Ele mostrou o trabalho desenvolvido pelo Gite na geração de análises utilizando os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com o objetivo de compreender a contribuição da agricultura para a preservação da vegetação.

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.