Ano 25 - nº 07 - 2017
 

 

» Pesquisador vai avaliar a dinâmica da agricultura na região de Mogi das Cruzes

O pesquisador Carlos Cesar Ronquim esteve em Mogi das Cruzes (SP), no dia 11 de julho, para uma reunião técnica com representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e da Prefeitura Municipal. Ronquim apresentou os resultados da pesquisa relacionada à mudança de uso e cobertura da terra regional e entregou um mapa atualizado do município, elaborado no âmbito do projeto de pesquisa GeoVale. Um dos objetivos do projeto, concluído neste ano, foi mapear as principais mudanças no uso e cobertura das terras da região do Vale do Paraíba paulista, ocorridas entre 1985 e 2015. O estudo mostrou uma redução das áreas dedicadas à agricultura e pecuária e um aumento da vegetação nativa e dos reflorestamentos de eucalipto. O pesquisador pretende levantar informações para compreender a dinâmica da agropecuária em Mogi das Cruzes em comparação com os municípios da região vizinha, no Vale do Paraíba. A cidade destaca-se pela agricultura forte, sendo considerado o maior polo produtor de hortaliças, cogumelos, caqui, orquídeas e nêsperas do Brasil.

 

» Equipe instala torre micrometeorológica em área de agricultura irrigada

Os pesquisadores Antônio Heriberto de Castro Teixeira e Janice Freitas Leivas participaram, entre os dias 24 e 28 de julho, da instalação de uma torre micrometeorológica no município de Matias Cardoso, no norte de Minas Gerais. A torre foi instalada na cultura do limoeiro irrigado. Além de fornecer informações locais úteis para o manejo de irrigação da cultura, as medições serão usadas para calibrar e validar modelos que utilizam conjuntamente imagens de satélites e dados agrometeorológicos para determinação em larga escala de parâmetros hídricos e de vegetação, visando subsidiar políticas públicas para manejo racional dos recursos hídricos. A atividade foi realizada no âmbito do projeto de pesquisa GeoBacias e contou com a parceria da Embrapa Milho e Sorgo, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

 

» Coordenador do GGTE cumpre agenda de atividades em Rondônia

Entre os dias 24 e 29 de julho, o coordenador do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE), João Alfredo de Carvalho Mangabeira, cumpriu uma agenda de atividades em Rondônia. Um dos objetivos da viagem foi a retomada das discussões sobre projetos em parceria com o governo do Estado, que tem interesse na elaboração de um sistema de inteligência e gestão territorial capaz de revelar as potencialidades agrícolas de Rondônia, assunto tratado em reunião realizada na capital Porto Velho com representantes de órgãos estaduais. Além de visitas a cooperativas e produtores rurais, a missão incluiu ainda uma reunião de articulação com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Associação Agroecológica de Rondônia, em Ouro Preto, e a participação no 8º Dia Especial do Café com Leite e Floresta, evento realizado em Machadinho d'Oeste, onde Mangabeira apresentou as pesquisas realizadas há 30 anos pela Embrapa Monitoramento por Satélite no município.

 

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.