Ano 25 - nº 08 - 2017
 

 

» Embrapa Monitoramento por Satélite firma parcerias com a Abapa e Instituto Mamirauá

A Embrapa Monitoramento por Satélite firmou, no início do mês de agosto, duas novas parcerias com entidades da sociedade civil - a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Com a Abapa foi assinado um contrato para prestação de serviço que prevê o apoio técnico científico para realização de uma análise sobre os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Estado da Bahia, disponíveis no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente (SICAR). Já com o Instituto Mamirauá foi estabelecido um acordo de cooperação técnica com o objetivo principal de identificar e mapear as diferentes tipologias de uso e cobertura do solo na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, localizada na região do médio Solimões e baixo Japurá, no Amazonas, onde é forte a presença da atividade agrícola de cultivo itinerante.

 

» Chefe-geral participa da abertura da FIIB 2017

Entre os dias 1º e 3 de agosto foi realizada a Feira Internacional da Irrigação Brasil 2017 (FIIB 2017), em Campinas, SP. O chefe-geral, Evaristo de Miranda, participou da solenidade de abertura do evento proferindo a palestra “Incertezas Climáticas, a Importância da Irrigação”. A cerimônia contou ainda com a presença da Agência Nacional de Águas (ANA), de instituições públicas de ensino superior, empresas de consultoria entre outros atores do segmento. A FIIB é o primeiro evento do gênero a se realizar no Brasil com o objetivo de fomentar o emprego da tecnologia da irrigação, promover o uso eficiente da água, proporcionar a realização de negócios, discutir as necessidades do setor e apresentar as novidades do mercado. O evento contou com a exposição de equipamentos, palestras e minicursos.

 

» Palestras divulgam estudo da Embrapa que analisou os dados do CAR

Os resultados da análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), gerados pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, foram apresentados em dois grandes eventos em agosto. O analista do Gite Gustavo Spadotti apresentou palestra sobre o tema no dia 3, durante o 7º Encontro de Presidentes de Sindicatos Rurais, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Já Carlos Alberto de Carvalho participou, no dia 9, da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Belém, PA, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A participação nos eventos foi mais uma oportunidade de divulgar os resultados do estudo, disponíveis no website do projeto, e mostrar o quanto os agricultores estão destinando de suas áreas para a preservação da vegetação. (Foto: Rafael Motta/Divulgação)

 

» Macrologística da agropecuária brasileira é tema de reunião com assessor do Mapa

No dia 10 de agosto, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do assessor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Fernando Fonseca. O objetivo foi discutir temas relevantes relacionados ao escoamento da safra agropecuária 2016/17 e os desafios nas questões de infraestrutura, armazenamento e transporte. O assessor do Mapa reuniu-se com o chefe-geral, Evaristo de Miranda, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Tôsto, e o analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) Gustavo Spadotti. Na ocasião, pôde conhecer o estudo sobre Atribuição, Uso e Ocupação das Terras Brasileiras e o Sistema de Inteligência e Gestão Territorial da Macrologística Agropecuária – o qual já realizou a indicação dos gargalos da exportação de grãos e a indicação de obras prioritárias para os próximos dez anos, levando em consideração os cenários da produção agrícola.

 

» Chefe-adjunto de TT representa ministro da Agricultura em evento

No dia 15 de agosto, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Gilberto Jardine, representou oficialmente o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, na 11ª edição do Top Ciência, realizada em Campinas, SP. Jardine proferiu a palestra: “O agronegócio é sim a locomotiva do desenvolvimento e a agricultura lidera a preservação no Brasil”, onde apresentou o estudo da atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O Top Ciência é uma iniciativa da BASF e visa motivar e reconhecer os profissionais do agronegócio que se destacam no desenvolvimento de trabalhos científicos. O evento é realizado desde 2006 e, na edição deste ano, trouxe o tema “O manejo do sistema da produção”.

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.