Ano 25 - nº 09 - 2017
 

 

» Reunião discute proposta de parceria entre o NEA da Unicamp e a Embrapa

No dia 6 de setembro, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, e o supervisor João Alfredo Mangabeira receberam os professores Alexandre Gori Maia, Antônio Márcio Buainain e Rodrigo Lanna do Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente (NEA), do Instituto de Economia da Unicamp. Entre as pautas discutidas, destacou-se a necessidade de avaliar a dimensão econômica das áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa e da biodiversidade nos imóveis rurais. Segundo o banco de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), já trabalhados pela equipe do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, a superfície total dedicada à preservação nos imóveis rurais é superior a 176 milhões de hectares e representa, em média, 47,7% das áreas das propriedades ou, ainda, 20,5% do território nacional. As duas instituições vão definir um plano de trabalho conjunto para abordar essas e outras temáticas, no âmbito da cooperação institucional já existente entre a Embrapa e a Unicamp.

 

» Resultados de projetos de pesquisa são apresentados em evento na Polônia

Os pesquisadores Antônio Heriberto Teixeira e Janice Leivas participaram do SPIE Remote Sensing and SPIE Security Defense, realizado em Varsóvia, Polônia, entre os dias 11 e 14 de setembro. O evento reuniu cerca de mil participantes, de mais de 40 países, que realizaram mais de 600 apresentações voltadas para as últimas aplicações, tecnologias e sistemas de observação da Terra. Heriberto e Leivas apresentaram resultados dos projetos de pesquisa GeoIndica, GeoBacias, GeoVale e do Edital CNPq/ANA. Heriberto apresentou os trabalhos “Surface temperature estimated with Landsat 8 images and geostatistical tools in the northwestern São Paulo state” e “Water and vegetation indices by using MODIS products for eucalyptus, pasture and natural ecosystems in the Paraiba Valley, eastern São Paulo state, Southeast Brazil”. Por sua vez, Leivas apresentou os trabalhos “Competition between agricultural, urban and sand-mining areas at the Paraíba do Sul basin in southeastern Brazil” e “Water indicators based on SPOT 6 satellite images in irrigated area at the Paracatu River Basin, Brazil”.

 

» Desafios logísticos são debatidos no Fórum Agronegócio Sustentável

O analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa Gustavo Spadotti foi convidado para uma das mesas redondas do Fórum Agronegócio Sustentável. O evento foi organizado pela Folha de S. Paulo e ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, na capital paulista. O Fórum visou discutir os desafios para o desenvolvimento do agronegócio no País. Juntamente com Luiz Fayet (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Paulo Stark (Siemens), Spadotti participou da mesa que discutiu os desafios enfrentados para superar os gargalos logísticos no Brasil. Para Spadotti, o País precisa investir mais em sua logística, deslocando as exportações agrícolas – hoje concentradas nos portos das regiões Sul e Sudeste – para o eixo Norte. A afirmação embasa-se no Sistema da Macrologística da Agropecuária Brasileira, desenvolvido pelo Gite, que detalhou os cenários da produção e as demandas por investimentos públicos e privados em logística para ampliar a competitividade das exportações agropecuárias brasileiras.

 

» Supervisora do Gite representa presidente da Embrapa em evento

A supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, Lucíola Magalhães, representou o presidente da Embrapa no 2º Seminário de Monitoramento Integrado com Radar Orbital - 2017, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, em Brasília, DF. Lucíola ministrou a palestra “Contribuição Radar Orbital para o Setor do Agronegócio”. O evento foi organizado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, órgão vinculado ao Ministério da Defesa. Lucíola mostrou as potencialidades das imagens de radar para a diferenciação de culturas agrícolas e para a identificação das diferentes fases dos ciclos fenológicos das plantas, além dos grandes ganhos obtidos quando combinados com imagens óticas. Um exemplo desta combinação foi o trabalho desenvolvido pelo Gite para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A equipe utilizou imagens altimétricas do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) juntamente com o mapa da produção de cana no estado de São Paulo para identificar e quantificar a área de cana-de-açúcar em declividade acima de 12% (Protocolo Agroambiental).

 

» Pesquisador apresenta palestra na edição Latino-Americana do Sustainable Foods Summit

O pesquisador José Roberto Miranda foi um dos palestrantes da 3ª Edição Latino-Americana do Sustainable Foods Summit, evento realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, em São Paulo (SP). Miranda ministrou a palestra "Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Biodiversidade Faunística Associada: o caso da cana-de-açúcar orgânica", abordando todo o processo de restauração ecológica do solo para torná-lo orgânico e vivo - capaz de produzir um alimento mais vigoroso e saudável para consumo humano. O pesquisador ressaltou que, com a restauração ecológica, a lavoura torna-se parte integrante da paisagem e passa a servir como mais uma dimensão ecológica a ser utilizada pela fauna silvestre. Ele observa que esse procedimento amplia e gera maior riqueza em espécies silvestres integrando-as como parte do processo produtivo.

 

» Chefe-geral profere palestra de abertura do 11º Simpósio Estadual do Café

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, proferiu a palestra de abertura do 11º Simpósio Estadual do Café, realizado em Vitória (ES) entre os dias 26 e 28 de setembro. O evento de abertura contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, secretários, prefeitos, deputados, líderes de cooperativas e empresas privadas e de produtores. A palestra teve como título “Atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil” e trouxe um detalhamento dos resultados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para as regiões cafeeiras do Sudeste.

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.