Ano 25 - nº 09 - 2017
 

Palestra apresenta dados sobre apreservação ambiental em propriedades rurais do Piauí

Mais de 59,7% da área dos imóveis rurais do Estado do Piauí é destinada à preservação da vegetação nativa. Os dados são do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e foram apresentados pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, no dia 20 de setembro, na sede da Embrapa Meio Norte, em Teresina (PI).O evento reuniu representantes de órgãos públicos, como a Codevasf, Incra, Emater e Ibama e a imprensa.

Sob coordenação de Miranda, o Gite espacializou os dados do CAR, integrados no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), e gerou, assim, uma visualização inédita e precisa da áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa, de diversas naturezas, no interior dos imóveis rurais do Brasil. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano e mostrou a repartição territorial da área preservada pela agricultura nas microrregiões, nos estados, nas regiões, e em todo o País. Conheça mais aqui.

Criado em maio de 2012 e gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele forma uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além do planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

Com informações da Embrapa Meio Norte

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.