VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 9, n. 4, abr./maio 2001.

MONITORAMENTO DO BALANÇO HÍDRICO COMPLETA DOIS ANOS

Completou dois anos em operação o monitoramento do balanço hídrico ou o acompanhamento da disponibilidade de água em 25 tipos diferentes de solos, realizado em 11 Estados do Brasil pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O sistema informa a água disponível para as culturas em função da localidade escolhida, do tipo de solo e da profundidade de enraizamento. Atualizado pelo menos duas vezes por semana, está inteiramente disponível na Internet. Para atender todas consultas remotas, a tecnologia de informação incorporada permite gerar cerca de 12.000 páginas HTML por semana!

O serviço foi lançado comercialmente em 1999, no aniversário de 10 anos de atividades da Embrapa Monitoramento por Satélite, com a presença da diretoria da Embrapa, do Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado de S. Paulo e do Ministro do Meio Ambiente. Hoje, o banco de dados do monitoramento do balanço hídrico já possui cerca de dois milhões de registros. O aperfeiçoamento da modelização do balanço hídrico deu lugar a publicações científicas e novas parcerias, com a área de meteorologia da ESALQ-USP.

Atualizado duas vezes por semana, o monitoramento do balanço hídrico é o resultado de uma parceria entre a Embrapa Monitoramento por Satélite, a Agência Estado, a Ecoforça e a Climatempo. O serviço é comercializado pelo Agrocast e as receitas obtidas têm sido investidas no seu constante aperfeiçoamento.