VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 9, n. 7, nov./dez. 2001.


Referência nacional

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das setenta empresas e instituições de pesquisa brasileiras a receber o prêmio Master de Ciência e Tecnologia 2001, promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade e pela Revista PesquisaMais. Os indicados foram avaliados pelo desempenho e por votos de jornalistas, universidades, gestores de negócios, consultores e empresários. A Embrapa Monitoramento por Satélite foi considerada referência nacional no campo de pesquisas com o uso de satélites, sendo destaque entre centros, como Inpe, Unicamp e CTA.


Racionamento

Com a compreensão e participação de todo o corpo de funcionários, a Embrapa Monitoramento por Satélite conseguiu reduzir em 40,57% o consumo de energia elétrica, no mês de novembro. O número é relativo ao mesmo período do ano passado. Em novembro de 2000, o consumo registrado na Unidade foi de 5.520 kwh, contra 3.280 kwh deste ano. A meta determinada pela Embrapa é 35%.


SAC bate recorde

O Relatório do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), da Embrapa Monitoramento por Satélite, registrou neste ano 1657 correspondências eletrônicas - entre pedidos de informações gerais sobre a Embrapa, sobre a coleção Brasil Visto do Espaço e agradecimentos diversos. Os números ganham importância maior quando comparados aos anos anteriores de funcionamento do SAC. Em 2000, foram registrados 415 e-mails e, em 1999, 118.


A Alca e o Brasil

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou como convidada especial, em outubro, do Painel "A Alca e o Projeto Nacional". O evento foi promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, a Adesg, e por entidades representativas do comércio e agricultura do Estado de São Paulo. O Painel buscou uma abordagem abrangente do assunto Alca, envolvendo questões como integração regional, comércio exterior e segurança.