VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 10, n. 8, dez. 2002.

Brasil Visto do Espaço e monitoramento do Oeste da Bahia são concluídos em 2002


Coleção Brasil Visto do Espaço

Depois de quase dois anos do lançamento da primeira etapa, com mosaicos da Amazônia Legal, a Embrapa Monitoramento por Satélite concluiu o projeto Brasil Visto do Espaço, totalizando os mosaicos dos 26 Estados brasileiros. Além de estar totalmente disponível na Internet, a coleção pode ser adquirida em CD-ROMs. Na Internet, os mosaicos bateram recordes de acessos durante todo o ano. A disponibilização de imagens de satélite vem apoiando o trabalho de Ong's, produtores rurais, professores, ambientalistas, estudantes, empreendedores do setor de turismo, entre outros.

http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br

Mosaico de imagens Landsat de São Paulo




Monitoramento de áreas irrigadas na Bahia

O Oeste da Bahia foi objeto de estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite, num projeto que abrange área de mais de 100 mil km2. Utilizando imagens do satélite Landsat, pesquisadores avaliaram a expansão das áreas de agricultura irrigada nos últimos vinte anos e seus impactos na região. O projeto foi objeto de um contrato com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Vários produtos já foram entregues, entre eles um site apresentando os resultados do trabalho, enriquecido com fotos, mapas e imagens de satélite.

http://www.bndes.cnpm.embrapa.br

Pivôs centrais de irrigação na região oeste da Bahia



Projeto Machadinho d'Oeste

Em agosto, uma equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite foi a campo, na cidade de Machadinho d'Oeste, Rondônia, para mais um levantamento do projeto Sustentabilidade Agrícola na Amazônia. Há 16 anos é feito o acompanhamento de cerca de 400 propriedades que se enquadram no modelo de agricultura familiar. Neste ano, além da realização de entrevistas, o levantamento incorporou a coleta de dados para mapeamento pedológico e para o uso de imagens de alta resolução. O trabalho tem como objetivos básicos o monitoramento do uso das terras e a caracterização dos sistemas de produção, utilizando cerca de 250 variáveis. Os dados levantados em todos estes anos têm sido base para trabalhos de pesquisa e planejamento de múltiplos propósitos.