free bootstrap template
Mobirise

Viver o verde, faz bem

As reservas naturais, parque e bosques integrantes da paisagem das grandes cidades oferecem serviços ambientais e sociais à população. São ecossistemas urbanos que contribuem para a biodiversidade, auxiliam na drenagem das águas pluviais, criam microclimas agradáveis, promovem o desenvolvimento local e são utilizados para recreação e lazer. São excelentes espaços dedicados a reflexão e a prática dos cidadãos, na busca de um convívio harmônico com o meio ambiente.

Lançada durante a Semana do Meio Ambiente (SEMEIA 2019), a exposição “Ver·te Verde” tem o objetivo de apresentar elementos que possam inspirar os moradores de Campinas a compor um olhar crítico sobre a dinâmica da paisagem do município, em especial de seus ecossistemas urbanos. Traz consigo a relevância de conciliar o desenvolvimento urbano responsável e a manutenção e conservação das áreas verdes.

 Optou-se por compor a exposição de forma a estimular o leitor a observar e interpretar a dinâmica da paisagem, tendo como ponto de partida a presença dos parques, bosques e reservas naturais, apresentados pela municipalidade como atrações naturais de Campinas[1]. Tais espaços são formados por vegetação natural com diferentes densidades, tipos e portes. Também contemplam equipamentos voltados ao lazer, à prática de esportes, infraestrutura de receptivo e segurança, que possibilitam o acesso de grupos de pessoas ou indivíduos interessados em visitá-los, conhecê-los e vivê-los. 

Uma vez definidos esses locais como pontos focais da exposição, buscou-se por fotografias aéreas antigas e atuais que pudessem ser utilizadas para retratá-los através do tempo, assim como seu entorno mais próximo. Foram encontradas, nos acervos da Embrapa Territorial e da Prefeitura Municipal de Campinas, coleções referentes aos anos de 1940, 1972, 2008 e 2014 e, durante a pesquisa, a equipe responsável pelo trabalho, utilizou também, como referência, o material preparado para a exposição “Campinas Vertical”, veiculada em 2011 como atividade da Semana Hercules Florence no município [2].  

O projeto iconográfico resultante apresenta esses locais, as áreas verdes, áreas edificadas, arruamentos, a composição dos bairros, entre outros que nossa observação é capaz de captar. As imagens dialogam com o público e transmitem a complexidade do mundo urbano, em uma narrativa temporal. Esperamos que as imagens da exposição “Ver·te Verde” sirvam como ponto de partida para nossas reflexões e interações com a natureza, ressaltando a importância que as áreas verdes urbanas possuem para a qualidade ambiental e a qualidade de vida dos habitantes das grandes cidades.  

Na sequência, serão apresentadas informações gerais sobre os bosques, parques e reservas naturais, com o intuito de despertar o interesse do leitor em conhecer e descobrir tais lugares.

Ao visitá-los, além de desfrutar momentos agradáveis junto à natureza, os cidadãos de Campinas poderão conhecer grandes riquezas da cidade, aumentar ainda mais a consciência de como e quando foram formados, atribuindo significados e criando relações positivas com o ambiente. 

A disponibilidade de imagens pode variar de região para região, de acordo com os acervos consultados. 

O TEMA EM CAMPINAS



AGRADECIMENTOS

Prefeitura Municipal de Campinas

Ângela Cruz Guirao, Andrea Struchel, Carolina Baracat do Nascimento Lazinho, Guilherme Theodoro Nascimento Pereira de Lima, Josiane Cássia Celestino Zanirato, Luiz Fernando Pettorino, Maria Eugênia Mobrice, Mário Gifoni de Carvalho, Rafaella Ribeiro Violato, Vagner dos Santos.

Imagens

Fotografias aéreas 1940 – Prefeitura Municipal de Campinas
Fotografias aéreas 1972 – Embrapa Territorial e Instituto Brasileiro do Café
Fotografias aéreas 2008 – Prefeitura Municipal de Campinas
Fotografias aéreas ortorretificadas 2014 – Prefeitura Municipal de Campinas

Apoio


REALIZAÇÃO

REFERÊNCIAS

  1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Plano Municipal do Verde: Diagnóstico. Campinas, SP: 2015. Disponível em: <http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/meio-ambiente/diagnostico_final_atualizado_22_12.pdf>. Acesso em: 22 maio 2019.
  2. EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE. Exposição Campinas vertical. Campinas, SP, 2011. Folder. Disponível em: < https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/geoatlas/conteudo/painel_fotos/e-book/index.html >. Acesso em: 03 jun. 2019.
  3. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Atrações Naturais. Disponível em: <http://www.campinas.sp.gov.br/sobre-campinas/atracoes-naturais.php>. Acesso em: 21 maio 2019.
  4. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Bens Tombados. Processo nº 03/93. Disponível em: <http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=47>. Acesso em: 21 maio 2019.
  5. INSTITUTO AGRONÔMICO. Centro Experimental Central. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/experimental/. Acesso em: 21 maio 2019.
  6. PERARO, A. B. Subsídios para o Plano de Manejo da futura Estação Ecológica Santa Elisa. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/120479/peraro_ab_tcc_rcla.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 maio 2019.
  7. A CIDADE ON. Defesa Civil faz ação em matas urbanas contra incêndio. Matéria Jornalística. Disponível em: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/NOT,1,1,1260861,Defesa+Civil+faz+acao+em+matas+urbanas+contra+incendio.aspx. Acesso em: 21 maio 2019.
  8. CAMPINAS VIRTUAL. Áreas verdes. Disponível em: <http://www.campinasvirtual.com.br/>. Acesso em: 23 maio 2019.
  9. ASSOCIAÇÃO O ECO. Disponível em: https://www.oeco.org.br/. Acesso em 28 maio 2019.
  10. FUNDAÇÃO JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRA. Disponível em: http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/UnidadeConservacao/PlanoManejo. Acesso em: 21 maio 2019.
  11. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Arie Mata de Santa Genebra. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2062-arie-mata-de-santa-genebra. Acesso em: 21 maio 2019.
  12. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. FUNDAÇÃO JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRA. Plano de Manejo: ARIE de Santa Genebra. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/arie_mata_de_santa_genebra.pdf. Acesso em: 21 maio 2019.
  13. REVISTA SUSTENTAR. Edição Especial Campinas Mais Verde.

CONTATO

Embrapa Territorial

Av. Soldado Passarinho, nº 303, Fazenda Jardim Chapadão CEP: 13070-115 - Campinas - SP 

Contato

Email: sac@embrapa.br 
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222