best free website templates
Mobirise

Mata de
Santa Genebra

A Mata de Santa Genebra, tombada em 1992, é uma unidade de conservação federal, com gestão compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e instituída pelo decreto 91.885/1985.

Situada no município de Barão Geraldo, a mata possui 2,4Km2 e é circundada por residências, áreas agrícolas, industrias e comerciais.  

Esse fragmento de vegetação originalmente pertencia a Fazenda Santa Genebra, propriedade do Barão Geraldo de Resende. Posteriormente, a propriedade foi adquirida pelo Sr. José Pedro de Oliveira e após seu falecimento dividida entre os herdeiros. Entre esses, sua viúva, Sra. Jandyra Pamplona de Oliveira responsável por sua doação para o município em 1981. 

Atualmente, a mata é circundada por residências, áreas agrícolas, industrias e comerciais. 

Remanescente de vegetação de Floresta Estacional Semidecidual, a Mata Santa Genebra é constituída por floresta de terra firme (92%) e brejosa, com a predominância de espécies arbóreas caducifólias ou semicaducifólias, em resposta estações seca e chuvosa. Percorrendo o ecossistema, observa-se presença de um estrato herbáceo-arbustivo, arbustivo-arbóreo e arbóreo.

Estudos fitossociológicos indicam que a área apresenta alta riqueza de espécies vegetais. São mais de cem espécies vegetais, entre elas a copaíba (Copaifera langsdorfii), canxim (Pachystroma longifolium), guarantã (Esenbeckia leiocarpa), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), jequitibá-branco (Cariniana estrellensis), peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), canxim (Pachystroma longifolium), guaritá (Astronium graveolens) e maria-preta (Diatenopteryx sorbifolia). 

Acompanhando a diversidade vegetal, observa-se uma rica avifauna (superior a 100 espécies) e diversas outras espécies de vertebrados, como a cobra-cipó (Chironius bicarinatus), a coral-verdadeira (Micrurus corallinus) e a jararaca (Bothrops jararaca), o tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) e a onça-parda (Puma concolor).  

Levantamentos a entomofauna, indicaram haver uma grande variedade de insetos. Somente de borboletas, foram identificadas mais de setecentas espécies, como a olho-de-coruja (Caligo illioneus) e a castanheira (Heliconius erato) [4; 10; 11; 12].

A mata possui um centro de educação ambiental que oferece diversas atividades programadas e previamente divulgadas para a população, tais como trilhas, passeios educativos, palestras, atividades lúdicas. 

Embrapa Territorial

Av. Soldado Passarinho, nº 303, Fazenda Jardim Chapadão CEP: 13070-115 - Campinas - SP

Contato

Email: sac@embrapa.br
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222