css templates

Região da Vila Nova


A ocupação de áreas rurais e semiurbanas é um fenômeno mundial relativamente recente e em expansão. As fotografias aéreas e as geotecnologias em geral, são ferramentas importantes para identificar a dinâmica da paisagem.

As imagens aqui apresentadas exemplificam o movimento de ocupação ocorrido nas proximidades da Vila Nova, a partir de meados do século XX. Observa-se uma profunda alteração no uso e cobertura das terras, com crescente aumento do número de domicílios e a consequente diminuição de terras agrícolas e pastagens. É interessante notar que, na década de 40, o uso da terra era essencialmente agrícola, voltado tanto a atividade econômica quanto à pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico, na área experimental da antiga Fazenda Santa Elisa. Observa-se que a cobertura vegetal, com indivíduos de grande porte, já era escassa naquela época.

Outro aspecto que podemos observar é a instalação de grandes equipamentos urbanos, tais como escolas, edifícios públicos voltados à pesquisa e extensão (na área do Instituto Agronômico, do Instituto de Tecnologia de Alimentos, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), na urbanização da região do Taquaral e no aumento da complexidade geométrica da cidade, para atender às diversas necessidades e exigências de vida da crescente população.

Embrapa Territorial

Av. Soldado Passarinho, nº 303, Fazenda Jardim Chapadão CEP: 13070-115 - Campinas - SP

Contato

Email: sac@embrapa.br
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222