Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Metodologia

1. Reuniões com as SFA
A finalidade dessas reuniões é fazer com que as Secretarias Federais de Agropecuária (SFA) sejam informadas sobre a atualização do sistema e as novas ferramentas e para a obtenção de um feedback. Serão promovidas discussões sobre tópicos de interesse específicos, tendências e temas emergentes pertinentes ao SGT. Na proposta dos temas das reuniões estão incluídas a utilização da técnica do SGT como ferramenta para o monitoramento da faixa de fronteira e a discussão técnico-científica sobre as vantagens e as desvantagens de sua utilização. Pretende-se assim, ampliar o conhecimento e fomentar a cooperação, o comprometimento e a sinergia entre as instituições.

2. Reuniões com a SDA
Em 2009, foi realizada reunião com o DAS - Departamento de Saúde Animal.
Em 2011, está prevista a terceira reunião com a SDA. O objetivo é apresentar problemas e dificuldades encontradas no desenvolvimento do projeto, discutir sua implementação efetiva e expor a versão final do SGT, com a demonstração das vantagens da aplicação da ferramenta, dos dados coletados e a experiência prática com as SFA.

3. Implementação de imagens de alta resolução espacial
Após análise, identificação e delimitação das áreas mais críticas, considerando-se o potencial da dinâmica de uso e ocupação e de trânsito de animais, serão selecionadas, adquiridas e implementadas imagens de alta resolução espacial, com a finalidade de possibilitar o detalhamento e mapeamento de armazéns, caminhos, piquetes, cercados, coxos etc., para promover e intensificar ações com o objetivo de fiscalizar minimizar ou até mesmo erradicar a movimentação ilegal dos rebanhos nessas regiões.
O pré-processamento dessas novas imagens envolve as correções geométricas e espectrais, para que elas sejam compatíveis com a base de dados iconográficos já estabelecida e operacional.

4. Classificação do uso e cobertura das terras
Para executar a classificação de uso e cobertura das terras serão adotados procedimentos convencionais de classificação digital, por meio da adoção do algoritmo de máxima verossimilhança (MAXVER), do método de classificação supervisionada mais comum, que considera a ponderação das distâncias entre médias dos níveis digitais das classes e o pixel e utiliza parâmetros estatísticos, isto é, considera a distribuição de probabilidade normal para cada classe.
A classificação digital consiste em associar determinado pixel a determinada categoria ou classe temática por meio de critérios pré-estabelecidos. A classificação tem como objetivos: ordenar, discriminar e categorizar o universo de pixels da imagem.
Como parte integrante dos procedimentos de classificação das imagens, mais especificamente no processo de seleção das amostras para caracterizar o comportamento espectral de cada classe temática definida, serão executadas campanhas de campo, com o objetivo de verificar e assegurar a ocorrência das classes temáticas selecionadas e de solucionar dúvidas em relação a padrões desconhecidos.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Copyright © 2010 - Atualizado em 26-04-2012
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222