Método para Navegação nos Mosaicos

Recortes geográficos dos mosaicos

Os mosaicos foram estruturados primeiramente pelo georreferenciamento das imagens originais do satélite Landsat e constituídos, em seguida, no formato GEOTIFF. A partir daí, a leitura da imagem permitiu identificar as coordenadas geográficas de início e fim de cada mosaico.

Para adequar os mosaicos originais ao sistema de articulação cartográfico utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram elaborados alguns programas na linguagem C que, utilizados conjuntamente com o pacote de aplicativos "netpbm", possibilitaram a transformação de formatos de imagens, originando a sobreposição dos recortes do mosaico com as cartas publicadas pelo IBGE.

A figura abaixo ilustra a transformação efetuada por esse processo, no caso do Estado do Maranhão.
 

MA1 MA2
Imagem com coordenadas originais Imagem com coordenadas aumentadas

O processamento seguinte envolveu a conversão da resolução espacial dos mosaicos, com o objetivo de adequar o tamanho e a resolução espacial dos arquivos à mídia escolhida. Foram efetuados recortes com degradação da resolução espacial em múltiplos de 2 e 3, ou seja, a partir de uma imagem com resolução espacial de 30 metros, foram obtidas imagens com resolução espacial de 60m, 120m, 240m, 480m etc., no caso de múltiplos de 2; e imagens com resolução espacial de 180m, 540 etc., no caso de múltiplos de 3.

Para a produção da grade de navegação, que acompanha cada recorte efetuado e que serve como uma referência da área visualizada em cada estado, foi utilizada uma imagem transformada para apenas duas cores. Neste processamento foi utilizada a biblioteca gd, que permitiu a constituição das quadrículas sobre o contorno do estado.

Na execução dos recortes, compatíveis com as escalas 1:500.000, 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000 e 1:25.000 (essa última escala não está disponível para os Estados da Amazônia Legal), foi utilizado um programa específico, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite e as imagens resultantes foram convertidas para o formato JPEG, sem perda de compressão. Neste processo, considerando a escala de expressão e a respectiva resolução espacial, foram realizados diferentes níveis de recortes.

Nível 1 - Recortes compatíveis com a escala 1:500.000. Foram utilizadas imagens com resolução espacial de 960 metros, exceto para os estados do Amazonas e Pará, para os quais foram utilizadas imagens com 1440 metros, em função das suas dimensões.

Nível 2 - Recortes compatíveis com a escala 1:250.000. Foram utilizadas imagens com resolução espacial de 480 metros, exceto para os estados do Amazonas e Pará, para os quais foram utilizadas imagens com 720 metros, em função das suas dimensões.

Nível 3 - Recortes compatíveis com a escala 1:100.000. Foram utilizadas as imagens com resolução espacial de 120 metros, exceto para os estados do Amazonas e Pará, para os quais foram utilizadas imagens com 180 metros, em função das suas dimensões.

Nível 4 - Recortes compatíveis com a escala 1:50.000. Foram utilizadas as imagens com resolução espacial de 60 metros, exceto para os estados do Amazonas e Pará, para os quais foram utilizadas imagens com 90 metros, em função das suas dimensões.

Nível 5 - Recortes compatíveis com a escala 1:25.000. Foram utilizadas as imagens com resolução espacial de 30 metros.

Em todos os diferentes níveis de recortes, existe uma área de sobreposição entre imagens vizinhas, fazendo com que a área total visualizada em cada um deles seja ligeiramente maior do que aquela definida pelas cartas do IBGE.

Um último programa foi executado para gerar arquivos no formato HTML (.htm), referenciando as imagens, ícones e textos, permitindo que o produto final fosse concebido como um hipertexto navegável.


Como navegar nas imagens

Todas as imagens, exceto aquelas do último nível, são "clicáveis". A cada "clique" surgem recortes compatíveis com escalas maiores e, portanto, com maior detalhe.

Em todos os níveis, exceto no inicial, existe uma barra de navegação na parte inferior da área de trabalho, dividida em três segmentos. A figura abaixo ilustra e exemplifica as três formas de navegação possíveis.

mpa NO N NE Voltar
um
nível
O   E
SO S SE

Nesse exemplo, o ícone da imagem do Estado do Pará, ao ser "clicado", proporciona o retorno à página principal.

O ícone das setas indica todas as direções possíveis de navegação. As cores azul e cinza estão associadas à possibilidade ou não de movimentação em determinado sentido. No exemplo utilizado, é possível navegar em todas as direções, exceto na Sudeste, onde não há imagem disponível.

"Voltar um nível" permite retornar ao nível de detalhe imediatamente superior ao atual, no recorte correspondente à área que esta sendo visualizada.


Abrangência geográfica do recorte

Todos os níveis de recorte disponíveis para cada estado apresentam, ainda, as coordenadas geográficas do retângulo envolvente, referentes à carta correspondente, com seu respectivo ponto central. A figura abaixo ilustra e exemplifica esta informação:

Rio de Janeiro

O retângulo em vermelho apresenta as coordenadas geográficas do recorte cartográfico oficial do IBGE. A área da imagem é representada pelo retângulo externo, em amarelo, sendo um pouco maior que o recorte cartográfico. Assim, cabe ressaltar que as coordenadas expressas nos vértices são aproximadas e não localizam com exatidão os limites da respectiva imagem em função desta ser ligeiramente maior do que a área definida na carta, embora a localização expressa pelo ponto central esteja correta.


Navegação por município

Outra possibilidade para navegação nos mosaicos estaduais é a consulta por município. Através da incorporação dos dados do IBGE do ano de 1998, referentes às sedes municipais, foi estruturado um sistema de consulta baseado no nome e posição geográfica da sede do município. Esta consulta está disponível no canto inferior esquerdo da página inicial, exemplificando abaixo pelo mosaico do Estado de São Paulo.

São Paulo

Uma vez selecionado o município, o sistema remete ao recorte de imagem que contém sua sede na maior escala disponível. Eventualmente, pode ocorrer mais de uma cidade numa mesma folha ou mais de um recorte da imagem para cobrir um município.


Voltar