Nome Vernacular :
Bugio
Nome Científico :
Alouatta caraya (Humboldt, 1812)
Caracterização :
O bugio-preto é uma espécie de primata de médio porte. O macho adulto é preto, enquanto que as fêmeas e os juvenis são castanho-amarelados. O dimorfismo sexual é extremo, com os machos totalmente pretos, pesando em média 6,7kg e as fêmeas possuem uma coloração castanho-claro e, pesando em média 4,5kg. Os juvenis possuem a mesma coloração que as fêmeas, sendo que os machos passam a ser pretos quando atingem cerca de 5kg de peso.Como as outras espécies do gênero Alouatta, os animais emitem vocalizações, muitas vezes de forma espontânea, que parece ter mais uma função na regulação do uso do território, sinalizando a outros grupos a posse de um determinado espaço. Caso ocorra vocalizações de grupos estranhos no território de um determinado bando, o macho alpha apresenta vocalizações e inicia buscas na região em que tais vocalizações têm origem.
Distribuição :
É a espécie do gênero que possui maior área de distribuição geográfica, ocorrendo do sudoeste do Brasil ao nordeste da Argentina, leste da Bolívia e do Paraguai.
Habitat :
Florestas tropicais dos Cerrados, Caatinga, Pantanal, Campos Sulinos e partes da Floresta Amazônica. Podem ocorrer em florestas primárias e secundárias, e em ambientes perturbados pela atividade humana, tais como fragmentos florestais de poucos hectares.
Hábitos :
Visualizados sempre em bandos. Sua atividade principal é retirar parasitas entre os pelos é uma forma afetiva de laços com o grupo.
Alimentação :
: Os bugios são animais com uma dieta classificada como folívoro-frugívora. Tal regime alimentar inclui folhas (brotos, novas, maduras e pecíolos), mas também inclui flores, caules, casacas e líquens.
Reprodução :
Vivem em grupos sociais contendo até quatro fêmeas adultas e um menor número de machos adultos, além de indivíduos subadultos, jovens e infantis. Atingem a maturidade sexual entre os 5 e 5,5 anos nos machos e 3,5 e 4,5 anos nas fêmeas. Apresenta uma gestação de um filhote apenas, que nasce no período de 180 a 190 dias.
Classe :
Mamíferos
Arquivo Imagem :
 
Arquivo Som :