Nome Vernacular :
Morcego-das-frutas
Nome Científico :
Platyrrhinus lineatus (É. Geoffroy, 1810)
Caracterização :
Apresenta listas faciais e dorsais brancas; pelagem de coloração cinza escuro e marrom; orelhas arredondadas do mesmo tamanho da cabeça; folha nasal desenvolvida e lanceolada.
Distribuição :
Está distribuído do sul da Califórnia e Arizona, bem como a planície costeira do Golfo do Texas , ao sul através do Panamá, para o norte da Argentina, e de leste a nordeste do Brasil.
Habitat :
Vive em florestas e abriga-se em grutas e também sob a folhagem densa da floresta, incluindo folhas de palmeiras.
Hábitos :
Geralmente pode ser encontrados empoleirados em pequenos grupos. Fêmeas com filhotes e fêmeas jovens são encontrado com um macho que defende seu grupo de 1 a 15 fêmeas de outros machos. Esses grupos geralmente permanecem juntos enquanto se alimentem. Esta espécie é ativa durante a noite.
Alimentação :
Em sua alimentação varia de frutas e insetos; em busca de insetos parece envolver uma inspeção rigorosa das folhas, assim são chamados inspetores de folhagem.
Reprodução :
Esses morcegos podem reproduzir durante o ano todo e a fêmea pode se tornar grávida, enquanto amamenta os filhotes da gravidez anterior. Geralmente gestações ocorrem a partir do início da estação seca, em julho até o final da estação chuvosa no início de março. As fêmeas tem um único filhote; a gestação dura 3,5 meses.
Classe :
Mamíferos
Arquivo Imagem :
 
Arquivo Som :