Nome Vernacular :
Seriema
Nome Científico :
Cariama cristata (Linnaeus, 1766)
Caracterização :
Espécie de grande porte, com cerca de 90 cm de comprimento. Trata-se de uma ave pernalta de asas largas e cauda longa, de plumagem cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada e feixe de penas eriçadas na base do bico, o qual é forte e vermelho como as pernas.
Distribuição :
Da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia ao Brasil central e oriental até o oeste do Mato Grosso, sul do Pará e no Maranhão.
Habitat :
Cerrado, campos sujos ou planaltos descampados. O desmatamento progressivo contribui para expandir seus domínios na medida em que proporciona novas áreas de habitat favorável.
Hábitos :
Espécie diurna e terrestre, quando perseguida chega a atingir de 40 até 70 km/h antes de levantar voo, fazendo-o apenas em último caso. Anda em casais ou em pequenos grupos, que se empoleiram no altos das árvores e repousam durante o dia deitados no solo.
Alimentação :
Carnívora, alimentando-se de gafanhotos e outros artrópodes, roedores, calangos, lagartixas e outros animais pequenos, inclusive cobras.
Reprodução :
Deposita de 2 a 4 ovos em ninho de porte razoável, de gravetos e galhos frágeis, forrado ao fundo com estrume de gado ou folhas secas, construído sobre árvores, e localizados a 4-5m do solo.
Classe :
Aves
Arquivo Imagem :
Arquivo Som :