Nome Vernacular :
Pica pau verde barrado
Nome Científico :
Colaptes melanocloros (Vieillot, 1817)
Caracterização :
Espécie com cerca de 26cm. Espécie de tamanho relativamente grande, verde, de lados da cabeça brancos, com vermelho na nuca; partes superiores barradas, partes inferiores com nódoas cordiformes raques da penas amarelas.
Distribuição :
Ocorre da foz do Amazonas, Marajó ao nordeste, até o Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso(rio Araguaia, Corumbá), Paraguai, Argentina e Uruguai.
Habitat :
Habita a beira de matas, cerradão, mata de galeria; típico do cerrado e caatinga, penetra em regiões abertas praticamente despojadas de vegetação alta.
Hábitos :
Procura o penacho das palmeiras, gostando de lançar dali sua estrofe por tempo considerável; pousa sobre galhos horizontais, as vezes come suspenso sobre ramos; desce a arbusto e ao solo em busca de formigas.
Alimentação :
Para capturar formigas e cupins, produz uma secreção que age como uma cola pegajosa, dando à língua a capacidade preensora de uma vara com visgo. Além disso a cauda age como órgão de apoio para substratos verticais. Caça formigas e larvas de outros insetos, principalmente besouros.
Reprodução :
Os machos no período reprodutivo (julho), começam uma vocalização intensa, especialmente nos períodos matinais. Nessas ocasiões, escolhe alguns pousos tradicionais em galhos altos. O casal elabora uma cavidade para o ninho preferencialmente na madeira de árvores mortas, mas frequentemente usa palmeiras e embaúbas. Prefere cavar na face da árvore que inclina para o solo, oque facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. A câmara incubatória costuma ser forrada por pequenos pedaços de madeira, produzidos durante a construção do ninho. Dois a quatro ovos brancos e brilhantes são post
Classe :
Aves
Arquivo Imagem :
 
Arquivo Som :